Tamanho do texto

Diabetes e doenças cardiovasculares podem ser evitadas se o homem começar a fazer exercícios de três a quatro semanas antes da concepção

Sempre se fala muito sobre a dieta que as mulheres devem manter antes e depois da gestação, além de ser recomendado praticar atividade física para a que a criança nasça saudável, mas um novo estudo publicado no site “Diabetes” indica que os homens também podem ajudar a prevenir problemas como diabetes e obesidade antes mesmo de saber que serão pais , basta que eles comecem a fazer exercícios físicos.

Leia também: Exercícios físicos podem aumentar contagem e qualidade do espermatozóide

Um estudo indica que praticar atividade física pode ajudar não só o pai, mas também o filho a ser mais saudável
shutterstock
Um estudo indica que praticar atividade física pode ajudar não só o pai, mas também o filho a ser mais saudável


Os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, do Wexner Medical Center, dizem que os pais que começam a praticar atividade física antes de a criança ser concebida pode garantir ótimos efeitos para saúde dela ao longo da vida, incluindo:

  • Menor peso corporal;
  • Aumento da sensibilidade à insulina, o que pode reduzir o risco de doenças, incluindo diabetes;
  • Menor índice de massa gorda.

O estudo descobriu que os pais não precisam passar anos na academia para estarem prontos para ter um filho . “O que eu acho que é empolgante é que se os pais se exercitarem de três a quatro semanas antes de conceber uma criança podem garantir efeitos positivos na saúde a longo prazo de seu filho, levando à prevenção da obesidade e diabetes”, diz Kristin Stanford, líder do estudo e professora assistente de fisiologia e biologia celular ao site americano “USA Today”.

Leia também: "O corpo já estava pedindo socorro", diz maratonista que chegou a pesar 118 kg

Para chegarem as essas conclusões, os pesquisadores estudaram ratos machos em dietas normais e com alto teor de gordura. Segundo Kristin, estudos anteriores provam que os camundongos têm servido como boas referências para os seres humanos em estudos epigenéticos, no qual há modificações do genoma, por isso, esses resultados são tão animadores.

Praticar atividade fisíca traz muitos benefícios 

Homem que pratica atividade física antes mesmo de ser pai pode prevenir várias doenças no filho, como diabetes
shutterstock
Homem que pratica atividade física antes mesmo de ser pai pode prevenir várias doenças no filho, como diabetes


Os benefícios dos exercícios físicos para os homens e suas futuras gerações foram medidos após os pesquisadores analisarem a saúde dos ratos do nascimento até atingirem a vida adulta, um ano depois. A principal conclusão foi a de que os ratos que se exercitaram livremente tiveram filhos com melhor saúde metabólica.

O camundongo sedentário com dieta hiperlipídica (com grande quantidade de gordura) transmitiu aos filhotes as características de saúde metabólica precária, que está associada a várias questões como obesidade, doenças cardiovasculares, maior intolerância à glicose – que é um fator de risco para o diabetes.

Leia também: 10 famosos boa pinta que vão te inspirar a ser fitness em 2018; confira

Kristin fala que, felizmente, o exercício pode anular as consequências de uma dieta desregrada. Os ratos receberam uma dieta rica em gordura durante três semanas e alguns foram mantidos sedentários e outros tiveram que praticar atividade física . Os descendentes daqueles cujos pais se exercitaram, de acordo com testes genéticos posteriores, ficaram mais saudáveis ​​mesmo com uma alimentação rica em gordura do pai.