Segundo beer sommelier Luciano Silva, é importante saber combinar bebida e comida para que um não se sobreponha ao outro na hora da degustação
A cerveja é uma bebida que faz muito sucesso no Brasil, mas está enganado quem acha que ela só vai bem com petiscos e que só combina com praia, balada e futebol. Assim como o vinho, há diversos tipos de cerveja que podem ser harmonizados com vários pratos.
Leia também: Por que a garrafa é marrom? 10 coisas sobre a cerveja que você ainda não sabia
São tantos os tipos de cerveja que essa paixão nacional pode ser combinada com carnes, peixes, lanches e até com doces, ou seja, há um estilo específico de bebida para cada ocasião. O beer sommelier da cervejaria Dogma, Luciano Silva, explica qual a importância de combinar bem essa bebida com as comidas.
"É importante ficar atento na hora de harmonizar para cada ocasião, pois isso pode influenciar o paladar. Além disso, existem refeições leves e pesadas, então é importante saber equilibrar para que não aconteça de um sobrepor o outro."
Como combinar os tipos de cerveja
Siga as dicas do beer sommelier e veja como combinar os tipos de cerveja com diversos pratos degustar a comida e a bebida na mesma intensidade.
Feijoada
O especialista diz que por conta da gordura, as cervejas ideais para serem consumidas com esse prato tipicamente brasileiro são as IPAs. Luciano explica que essas bebidas possuem um amargor que combina com comidas ricas em gorduras, pois isso ajuda a limpar o paladar.
Churrasco
Churrasco e cerveja já é uma combinação perfeita, mas também há um estilo específico para fazer essa dupla melhorar ainda mais. A indicação do beer sommelier é a Dunkel, uma cerveja de estilo alemão, que, por contar com um amargor médio-baixo, costuma agradar diferentes tipos de paladares.
Além disso, essa cerveja ajuda a contrastar com o gosto da gordura e possui um teor-alcoólico baixo, algo importante para aqueles churras que duram horas.
Hambúrguer
Também dá para trocar o refrigerante, o suco e o milk shake por uma cervejinha. Assim como a feijoada e o churrasco, os hambúrgueres são ricos em gordura e, por isso, mais uma vez a indicação são as IPAs. De acordo com Luciano, o lúpulo que essas bebidas possuem é o que ajuda a limpar o paladar.
Sushi
Caso goste de uma comida japonesa, saiba que o estilo de cerveja que combina com esse tipo de prato é a Lager. O especialista fala que essas bebidas de baixa fermentação são as mais vendidas no mundo e possuem um teor alcoólico menor e são mais leves. Tanto o sabor quanto o aroma costumam ressaltar o malte e o lúpulo.
O sushi é um prato mais leve, então de modo geral é indicado consumi-lo com cervejas que não vão gerar atrito de sabores ou que vão se sobressair ao gosto da comida.
Ostras
Esse é um prato mais elaborado, então a indicação é consumir as ostras acompanhado de uma Stout. Esse estilo de cerveja possui o líquido escuro e costuma ter um sabor "torrado" ou semelhante ao gosto do café, algo que combina com o sabor salgado das ostras.
Leia também: Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire suas dúvidas
Chocolate
Sim, essa combinação pode parecer estranha, mas ela é muito boa, segundo o especialista. A sugestão de Luciano é consumir o chocolate junto com uma cerveja do estilo Imperial Stout. Popularmente conhecida como cerveja preta, essa bebida é de origem inglesa e geralmente é mais doce. O beer sommelier fala que o corpo dessa cerveja é elevado e, para muitas pessoas, funciona como uma sobremesa.
Comida apimentada
Também é possível utilizar essa bebida para aliviar o sabor picante da pimenta. Para isso, aposte em uma Weissbier. O que difere essa dos outros tipos de cerveja é que ela conta com aromas de banana e de cravo. Luciano ressalta que esse é um estilo de cerveja típico e muito consumido no sul da Alemanha.
Massas
Dentre os tipos de cerveja, as do estilo Pale Ale são as que vão melhor com as massas, isso porque possuem malte caramelado e amargor mais forte, características que harmonizam muito bem com o sabor do molho.
Frutos do mar
Para esse tipo de prato, o ideal é consumir uma cerveja mais leve para seu sabor não ser ofuscado quando o sal do alimento entrar em contato com o paladar. Uma bebida nesse estilo é a Saison, que geralmente conta com uma coloração dourada e possui um corpo de leve a médio. Segundo Luciano, as notas frutadas, que vêm da levedura, dominam o aroma da bebida, já as notas de malte deixam a cerveja mais suave.
Pizza
Com a mistura de ingredientes que os recheios das pizzas possuem, o indicado é consumir essa comida tipicamente italiana com uma cerveja forte como as India Pale Ale, que são carregadas no álcool e no amargor. A característica mais marcante dessa cerveja é devido a forte presença do lúpulo em sua composição.
Queijos
Leia também: Curiosidades sobre a cerveja: sabia que lúpulo na bebida foi ideia de freira?
Os queijos geralmente estão nos petiscos que acompanham a cerveja e não é para menos, essa combinação de queijo e cerveja é muito certeira. Luciano diz que o álcool, a acidez e o amargor equilibram a cremosidade e os toques amanteigados que o queijo possui. Dentre os tipos de cerveja , as que são do estilo Belgian Dark Strong Ale são recomendadas para balancear o sal e equilibrar a gordura de alimento.