Tamanho do texto

Além da questão estética, os homens costumam acumular no abdômen gordura visceral, algo perigoso que pode ocasionar problemas cardíacos

Quem acha que só as mulheres brigam com a balança está muito enganado. Os homens estão cada vez mais preocupados com o corpo não apenas pela estética, mas também pela saúde. Isso porque, os homens têm tendência a acumular a perigosa gordura visceral na região do abdômen. Por conta disso, saber como perder barriga se tornou uma dúvida comum, e esse problema pode ser resolvido com uma alimentação saudável.

Leia também: Como perder peso de forma natural? Médico elimina 90 kg sem remédios 

Como perder barriga? Essa é a dúvida de muitos homens, e antes de começar a malhar é preciso eliminar a gordura
shutterstock
Como perder barriga? Essa é a dúvida de muitos homens, e antes de começar a malhar é preciso eliminar a gordura


Carol Borba, que é educadora física e personal trainer da plataforma Queima Diária, explica que, sim, o metabolismo dos homens é bem diferente do das mulheres. “O metabolismo dos homens é mais acelerado, mas não é por isso que, com o passar do tempo, eles não tenham mudanças do corpo, muito pelo contrário, o corpo muda e, por isso, muitos homens estão procurando saber como perder barriga .”

Além do ritmo do metabolismo, outra diferença está no acúmulo de gordura na região do abdômen pois, como foi citado anteriormente, o homem costuma ter uma concentração maior de gordura visceral. A especialista fala que essa gordura faz mal para o coração, pois fica entre as vísceras podendo causar problemas de saúde, principalmente cardíacos. Fora que costuma incomodar esteticamente por criar aquela “pochete” indesejada.

Leia também: "Descobri a fonte da juventude": jovem perde 22 kg com dieta cetôgenica

O corpo do homem também tem um metabolismo basal mais alto, ou seja, para ele se manter vivo ele precisa de mais energia do que o corpo de uma mulher. Carol diz que uma dieta feita por uma mulher pode, sim, ser seguida por um homem, mas as quantidades de alimentos consumidos são diferentes

“Os alimentos que os homens devem comer para emagrecer são os mesmos que as mulheres devem consumir. A diferença é que os homens podem comer um pouco mais que as mulheres, por possuírem uma demanda energética diária maior. É por isso que, muitas vezes, os homens exageram na quantidade de carboidratos”, afirma a educadora física.

Dicas de como perder barriga

Seguindo as dicas da especialista, é possível saber como perder barriga sem ter que fazer dietas malucas e perigosas
shutterstock
Seguindo as dicas da especialista, é possível saber como perder barriga sem ter que fazer dietas malucas e perigosas


A especialista explica que para seguir uma dieta é preciso consultar um profissional, mas ela dá dicas gerais que podem ajudar qualquer homem a emagrecer. Uma delas é adotar o hábito diário de comer salada antes do prato principal. “Faço essa indicação porque a salada é rica em fibras e pouco calórica, oferecendo uma sensação de saciedade.”

No caso dos homens, o que geralmente precisa ser cortado da dieta para poder perder barriga é o excesso de bebidas alcoólicas e também os açúcares. “Caso não queria abrir mão disso, é preciso escolher um único dia na semana para fazer ingestão de determinada bebida alcoólica, pois ela contribui para aumentar a barriga, principalmente quando consumida em grande quantidade e várias vezes por semana”, alerta Carol.

Outras mudanças de hábitos indicadas pela personal trainer são: fazer uma ingestão maior de água durante o dia, usar pratos menores na hora da alimentação para colocar menos comida e tomar cuidado ao ingerir proteínas. “As pessoas acham que podem comer carnes à vontade, mas esquecem de que o indicado são carnes de preparo magro, não frituras.”

Leia também: Apostando apenas em dieta para emagrecer, homem perde 26 kg em 4 meses

Existem vários tipos de dietas que são indicadas para quem quer descobrir como perder barriga , mas é preciso cuidado para não fazer besteira. “Acredito que a dieta de se alimentar de três em três horas é a mais indicada para todos os públicos. Tem outros tipos, outras técnicas de emagrecimento, mas só tente algo diferente com auxilio profissional”, conclui Carol.

    Leia tudo sobre: dieta