Tamanho do texto

Consumir esteroides anabolizantes (versão sintética da testosterona) traz diversos problemas e ainda pode resultar nesse efeito colateral inesperado

Os anabolizantes são uma forma infame e comum de obter massa muscular rápido. Mas aqueles que contém  testosterona podem trazer outros resultados além de aumentar seus braços e te dar uma barriga tanquinho.

Usar esteroides anabolizantes tem efeitos inesperados além do ganho de massa muscular - e alguns são bizarros
Shuttersock
Usar esteroides anabolizantes tem efeitos inesperados além do ganho de massa muscular - e alguns são bizarros

Segundo o The Sun, o consumo desse tipo de anabolizantes pelos homens pode ter como efeito colateral a produção de leite. Isso porque, como afirma a médica Sarah Jarvis, os esteroides anabolizantes são uma forma sintética da testosterona.

E quando há um aumento brusco no nível de testosterona, ocorre um desequilíbrio hormonal, que pode levar a "aumento das  glândulas mamárias masculinas e até à produção de leite", de acordo com Sarah.

Mas por que isso? Bom, como explica o The Sun, quando há um desequilíbrio hormonal, a reação do corpo é compensar a queda/aumento brusco na quantidade do hormônio (no caso, da testosterona).

O resultado é um aumento na produção orgânica de estrógeno , hormônio predominante no sexo feminino que é responsável, dentre outras coisas, pela produção do leite materno.

Outros efeitos dos anabolizantes

Junto ao aumento das glândulas mamárias nos homens, o uso de esteroides anabolizantes pode gerar a produção de leite
Shuttersock
Junto ao aumento das glândulas mamárias nos homens, o uso de esteroides anabolizantes pode gerar a produção de leite

Além disso, segundo Sarah, o uso de esteroides anabolizantes pode levar à diminuição dos testículos, perda de libido e problemas eréteis - então as consequências podem ser ainda mais graves para você que está considerando recorrer a esse tipo de produto.

Como reportou o The Sun, os efeitos colaterais do consumo dessas drogas farmacêuticas pode ser intensificado pela atividade física . Pode-se chegar ao extremo de redução na contagem de esperma, calvície , aumento do risco de câncer de próstata, acne severa, dores estomacais e até infertilidade.

No Brasil, a venda de esteroides anabolizantes foi restringida pela Anvisa ao uso de terapias hormonais, quando o paciente apresenta déficit de testosterona. Portanto, o comércio só pode ser efetuado sob a apresentação de prescrição médica.

De acordo com a agência, a pena para farmácias que burlarem essa regra é de multa entre R$2 mil e R$1,5 milhão - e, em casos mais extremos, perda do alvará sanitário, o que significa que a drogaria fica proibida de funcionar.

Além disso, os responsáveis podem responder a processo na esfera penal seguindo o artigo 273, que define pena de 10 a 15 anos de prisão (e multa) para quem falsificar, corromper ou adulterar um produto com fins medicinais.

As consequências tanto para quem vende indiscriminadamente como para quem consome os anabolizantes são duras - e praticamente irreversíveis.