Antes de ter um tanquinho é preciso perder a gordura localizada, mas vale tomar cuidado porque nem todas as dicas para perder barriga são verdade
O verão está chegando e, claro, que homens também querem aproveitar a estação mais quente do ano esbanjando uma boa forma física. Mas antes de conquistar a tão sonhada barriga de tanquinho, é preciso perder a gordura localizada. O problema é existem muitos mitos sobre como conseguir uma barriga chapada e fica difícil saber o que pode ou não ajudar.
Leia também: Como perder barriga de chopp? Veja dicas de alimentação para eliminar gordura
De modo geral, Carol Borba, personal trainer da plataforma fitness Queima Diária, afirma que não existem fórmulas mágicas para perder peso e obter um corpo sarado. “Tratamentos estéticos e dietas pontuais, por exemplo, podem gerar resultados eficientes, porém momentâneos. Para conquistar a tão desejada ‘ barriga chapada ’ de forma definitiva é necessário combinar uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos aeróbicos."
Mitos e verdades da barriga chapada
Para ajudar os homens que estão em busca de uma barriga chapada, mas possuem várias dúvidas de como conseguir isso, a personal trainer revela quais são os principais mitos e verdades e dá dicas de como eliminar de vez aquela barriguinha que impede de conquistar o abdômen dos sonhos.
#1: cerveja e bebidas alcoólicas aumentam a gordura na região do abdômen
Mito ou verdade?
Depende. A profissional explica que as bebidas alcoólicas são muito calóricas por conta do álcool e podem, sim, aumentar a gordura abdominal, mas isso só acontece quando são consumidas em excesso.
Vale ressaltar que o acúmulo de gordura abdominal não é uma exclusividade das bebidas alcoólicas, mesmo a expressão “ barriga de chope ” sendo muito popular. Quem consome bacon ou não dispensa uma sobremesa, por exemplo, também está exagerando no consumo de calorias e isso contribui para o acúmulo de gordura localizada.
Se você gosta de tomar uma latinha de cerveja de vez em quando, seja em uma festa ou comemoração com os amigos, fica tranquilo que isso não vai aumentar a sua gordura abdominal. Entretanto, se o consumo for exagerado, a ingestão de bebidas alcoólicas passa a ser um problema, assim como qualquer outro alimento calórico ou rico em gorduras. Resumindo, tudo o que é demais acaba se tornando prejudicial.
#2: refeições com grande quantidade de fibras favorecem na diminuição da barriga
Mito ou verdade?
Verdade. A personal trainer explica que as fibras, quando combinadas com água, ajudam o intestino a funcionar melhor. Em muitos casos, a barriga fica estufada por causa do inchaço causado justamento pelo mau funcionamento do intestino. Então, não custa dar uma forcinha para o organismo trabalhar melhor.
E como ressalta Carol, a fibra deve ser combinada com água, portanto, não deixe se de hidratar bem para acabar com o inchaço e ter um corpo funcionando bem.
#3: fazer exercícios abdominais diminui a gordura do abdômen
Mito ou verdade?
Mito. É um erro muito comum dos homens achar que fazer abdominal queima gordura enquanto deixa a barriga definida . Carol diz que esse tipo de exercício serve para o fortalecimento da musculatura e também garante uma postura melhor, mas se o foco é conquistar uma barriga chapada é necessário ir além.
Leia tmabém: 6 alimentos que ajudam a perder barriga e deixam o tanquinho definido
Segundo a especialista, é preciso investir em exercícios aeróbicos, para queimar calorias e eliminar o excesso de gordura que fica sobre os músculos, e seguir uma dieta balanceada sugerida por um nutricionista.
#4: bermudas modeladoras definem e ajudam na contração de gordura abdominal
Mito ou verdade?
Mito. A maioria das bermudas modeladoras ainda é feita para mulheres, mas já é possível encontrar no mercado diversos modelos masculinos. As propagandas dizem que essas peças ajudam a reduzir gordura para ter uma barriga chapada, porém elas apenas modelam a cintura – se forem usadas diariamente por horas durante um período de tempo.
A especialista alerta que quando a pessoa para de usar a bermuda modeladora, o corpo simplesmente volta para o seu estado anterior, ou seja, elas contribuem apenas para modelar e por um curto espaço de tempo. Carol também ressalta que esse item só deve ser usado sob prescrição médica.
#5: uma boa noite de sono ajuda na diminuição da barriga
Mito ou verdade?
Mito. Seria um sonho se fosse verdade, não é mesmo? A personal trainer explica que uma boa noite de sono é necessária para a recuperação muscular, pois dormir faz bem para o corpo de uma forma geral, isso quer dizer que ter uma boa noite de sono pode auxiliar no emagrecimento, mas só se esse hábito for se aliado a uma vida saudável.
#6: ingerir alimentos de três em três horas ajuda a diminuir barriga
Mito ou verdade?
Depende. Comer várias vezes ao dia é indicado por vários especialistas, pois a pessoa não fica esfomeada na hora das principais refeições. Carol diz que a principal dica é pensar na qualidade dos produtos que vai comer porque para diminuir a barriga é preciso comer de forma saudável.
Se a pessoa comer de três em três horas alimentos calóricos, ricos em açúcares e gorduras, obviamente, não haverá redução da gordura da barriga. Por outro lado, se ela consumir alimentos saudáveis nesses intervalos de tempo os benefícios são muitos, pois será somado um valor calórico moderado, que favorece o emagrecimento e a perda de barriga.
Leia também: Perder peso é possível! Eletricista emagrece 60 kg em apenas 4 meses
Para conseguir uma barriga chapada ou até mesmo uma de tanquinho é preciso foco e determinação, não adianta querer mudar do dia para noite, tudo querer esforço. “Seja na academia, em casa ou no parque, o importante é realizar exercícios físicos frequentemente e os mais indicados são os de alta intensidade”, finaliza a profissional.