Tamanho do texto

"A mudança facilitou o meu dia a dia, levantou a minha autoestima e até a maneira como eu me relaciono com os outros", afirma Adalberto de Castro

O eletricista mineiro Adalberto Maciel de Castro, de 28 anos, ficou abismado quando subiu em uma balança e deu "erro" por seu peso extrapolar os 140 kg. “A minha primeira reação foi de choque, pois não achava que estava pesando tantos quilos. Foi ali que eu decidi que não gostaria mais de seguir dessa forma e iniciei um método de emagrecimento para perder peso”, conta o jovem que com foco e determinação perdeu 60 kg em quatro meses.

Adalberto conseguiu começar a perder peso ao mudar seus hábitos através de um método de emagrecimento
Arquivo pessoal
Adalberto conseguiu começar a perder peso ao mudar seus hábitos através de um método de emagrecimento


Quando mais novo, Castro era muito ativo, praticava basquete em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e tinha muita vontade de ser jogador profissional. “Comecei a desanimar de praticar exercício físico quando o meu pai adoeceu, abondei o basquete e consequentemente comecei a engordar e não tinha motivação para perder peso ”, conta ao Deles .

Na época em que praticava esporte regularmente, o jovem mantinha o peso de 120 kg, sendo que boa parte era de massa magra, mas quando parou de se exercitar chegou rapidamente aos 190 kg. O eletricista afirma que nunca chegou a ouvir comentários maldosos ou sofrer agressões por estar acima do peso, e o que realmente o incomodava era o conflito que existia dentro da sua cabeça.

“Acho que o maior preconceito foi o meu comigo mesmo. Nunca ouvi ninguém falando nada sobre o meu peso, mas me culpava por não conseguir comprar roupas devido à falta de opções que tinham no meu tamanho”, lembra, e percebendo que não poderia mais continuar dessa forma, decidiu que era hora de pegar firme na dieta.

Foi preciso foco e determinação para perder peso

Para perder peso, o eletricista teve muito foco e dedicação, tanto que precisou se livrar o vício em refrigerante
Arquivo pessoal
Para perder peso, o eletricista teve muito foco e dedicação, tanto que precisou se livrar o vício em refrigerante


Nesse momento, o eletricista conheceu o “Afine-se”, um método que tem como intuito incentivar as pessoas a terem hábitos mais saudáveis visando uma melhor qualidade de vida. Baseado em estudos científicos, o programa cria estratégias de emagrecimento personalizadas,  e foi através desse método que Castro deu o primeiro passo para a sua nova vida.

“No início do método, não conseguia praticar qualquer tipo de exercício por conta do peso e de possíveis lesões por esforço. Então, comecei aos poucos com atividades aeróbicas combinadas com uma grande mudança na alimentação. Cortei qualquer tipo de açúcar e segui à risca os horários estabelecidos”, explica.

Com a perda de peso, a minha vida mudou em diversos âmbitos

A maior dificuldade foi abandonar o refrigerante, um dos maiores vícios do eletricista.  “Pode parecer besteira, mas foi um dos pontos mais complicados para mim. A princípio, eu tentava driblar a dieta e acabava tomando, mas sabia que não seria dessa forma que conseguiria bons resultados. Depois de conseguir ficar por 30 dias sem tomar qualquer tipo de refrigerante, isso virou hábito, mas garanto que fácil não foi”, diz aos risos.

Focado no seu objeto, Castro conseguiu perder 60 kg em apenas quatro meses e hoje se sente outra pessoa. “Com a perda de peso, a minha vida mudou em diversos âmbitos. No trabalho como eletricista, tinha dificuldades em subir as escadas para realizar as instalações, coisa que hoje é totalmente natural. Assim como levantar da cama, que era um pequeno desafio diário. Essa mudança facilitou o meu dia a dia,  levantou a minha autoestima e até a maneira como eu me relaciono com os outros.”

O conselho que Castro dá para quer perder peso é ter foco no seu objetivo. “Não adianta tentar se enganar, não seguir os horários de alimentação ou não praticar exercícios. Tudo é uma questão de estabelecer metas! Fácil não é, mas é muito recompensador quando conseguimos chegar aonde queremos”, finaliza.

    Leia tudo sobre: dieta