Tamanho do texto

Pesquisa exclusiva indica o que elas analisam em um perfil, quais fotos chamam atenção e qual a melhor forma de puxar papo e o que não falar

Em um mundo cada vez mais conectado, os aplicativos de relacionamento tem ganhado cada vez mais espaço. Por conta disso, muitos homens desejam saber como tornar o perfil mais atraente para dar aquele famoso “match”.  Isso realmente não é algo fácil porque é preciso saber o que as mulheres analisam e o que acham interessante em um perfil.

Leia também: Aplicativo de relacionamento ajuda cinquentões a encontrarem amor

Pesquisa indica o que torna um perfil de um homem atraente em um aplicativo de relacionamento
shutterstock
Pesquisa indica o que torna um perfil de um homem atraente em um aplicativo de relacionamento


Para saber que o que elas procuram em um aplicativo de relacionamento e qual a melhor forma puxar e manter a conversa, a plataforma ParPerfeito, que faz parte do grupo do Match Group LatAm, fez uma pesquisa exclusiva para o  Deles e traz todas as respostas.

Os dados indicam que para 44% das mulheres o primeiro passo é analisar se o homem possui interesses em comuns com os delas. Além diiso, 41% gostam de analisar a foto e 15% se atentam para a descrição do perfil . “As pessoas procuram perfis similares aos delas e também por um bom papo, maturidade e, principalmente, por quem sabe o que quer em um relacionamento”, diz Marina Simas, consultora de relacionamento do ParPerfeito.

Quando se trata do tipo de foto mais atraente, a favorita é a selfie (44%), seguida da foto com amigos ou familiares (26%) e fotos com cachorro ou animais de estimação (19%). As fotos que mostram o corpo agradam apenas 11% das entrevistadas, então coloque a camisa. “A dica é evitar fotos sem camisa, com óculos escuros e fotos dando uma de engraçadinho”, indica a especialista.


E já parou para pensar o que elimina suas chances em um aplicativo de relacionamento? Para quase metade das mulheres (41%) é perfil sem foto. Fazer uma descrição com ideias que ela não concorda ou com piadas sem graça afasta outros 41%, foto sem camisa ou exibindo muito o corpo não agrada 11% e colocar um exagero de selfies irrita 7%. “É preciso tomar cuidado para não se posicionar de forma machista e preconceituosa”, completa Marina.

A questão da foto é tão importante em um aplicativo porque ela ajuda a construir a ideia inicial de quem é aquela pessoa e se aquele biótipo agrada e se desperta a vontade de conversar e conhecer mais quem está do outro lado.

“Principalmente para os mais jovens, a foto pode ser um diferencial entre ir embora ou seguir adiante. Já para o pessoal de mais idade, o encantamento não fica somente na imagem inicial, mas em todo o contexto do perfil”, explica Marina.

Como puxar assunto em um aplicativo de relacionamento?

No aplicativo de relacionamento, as mulheres gostam quando o homem demonstra que sabe falar de um interesse em comum
shutterstock
No aplicativo de relacionamento, as mulheres gostam quando o homem demonstra que sabe falar de um interesse em comum


Em muitos casos, o grande problema é quando existe um interesse de ambos, mas o papo não desenvolve. Realmente, pode ser um pouco complicado puxar assunto em uma plataforma virtual, porém não isso não é nenhum bicho de sete cabeças.

O que agrada 33% das mulheres é quando elas recebem de cara uma mensagem com um comentário sobre um interesse que possui em comum com o homem, 26% gostam quando a conversa começa com um tom divertido, já 22% delas preferem que o homem pergunte se ela quer conhecê-lo melhor e 19% das mulheres curtem ser elogiadas nas primeiras conversas.

“É muito importante saber puxar conversa. Falar sobre coisas agradáveis e leves fazem total diferença. Saber elogiar e valorizar os pontos fortes também gera um desejo de conversar novamente e querer ter uma pessoa agradável por perto”, indica a consultora de relacionamento.

Assuntos que devem ser evitados

Cuidado para não demonstrar ser uma cara safado em uma primeira conversa no aplicativo de relacionamento
shutterstock
Cuidado para não demonstrar ser uma cara safado em uma primeira conversa no aplicativo de relacionamento


Existem alguns assuntos que podem afastar a pretendente, então é preciso cuidado para não estragar tudo por besteira. Demostrar que é um cara safado e que não quer nada sério afasta 48% das mulheres, fazer comentários desrespeitosos ou machistas sobre a aparência dela desagrada 30%, sugerir um encontro antes de conversar pelo site ou aplicativo de relacionamento irrita 11% das entrevistadas.

Também não é indicado encher a mulher de perguntas, pois 4% deixa claro que não quer se sentir em uma entrevista de emprego. Outra coisa que costuma incomodar a maioria esmagadora (93%) das mulheres é falar sobre sexo logo nas primeiras conversas, pois elas acreditam que é necessário ter intimidade para tocar no assunto.

Leia também: Aplicativo de relacionamento cristão: "Demorei um pouco para aceitar a ideia"

“Diversas mulheres se sentem invadidas ao falar de sexo com um desconhecido. Muitas vezes esse pensamento é totalmente racional ou surge naquela ideia inicial de sedução. Elas se sentem atropeladas pelo ritmo imposto logo de início. É preciso observar com cuidado os sinais para não ser invasivo logo de cara”, fala a especialista.

Muitos homens ficam preocupados com a questão da idade, mas para 59% das mulheres esse não é um fator determinante na hora de avaliar o perfil - o que importa para elas é a maturidade. Por outro lado, para 41% das mulheres, a idade é algo importante.

Solteira relata sua experiência

O aplicativo de relacionamento é uma forma de conhecer novas pessoas, e Gimaria conta como é essa busca
shutterstock
O aplicativo de relacionamento é uma forma de conhecer novas pessoas, e Gimaria conta como é essa busca


Gimara Oliveira, de 40 anos, está solteira e é uma das mulheres que fez parte da pesquisa. Ela decidiu entrar em um aplicativo de relacionamento porque acredita que essa é uma boa forma de conhecer pessoas sem precisar ir a locais públicos, como bares e cinemas. “Os perfis que chamam minha atenção normalmente são de homens maduros, na faixa dos 40 anos, que tenham afinidades com o meu perfil”, conta.

Assim como indica a pesquisa, Gimara acredita que é extremamente importante ter foto no perfil. “Gosto de fotos descontraídas, em que o homem esteja num momento ‘relax’. Não gosto quando o homem está usando óculos escuros.” Além disso, a solteira diz que ter um bom papo é importante e falar de sexo, para ela, não é um grande problema.

“Falar de sexo é bom, eu não me importo de falar logo de cara, mas depende do tom da conversa. Já tive bate papo maduro sobre preferências, coisas que eu curto durante o sexo, e já teve casos do cara partir para um lado mais pesado, daí eu já cortei”, fala a solteira. “Acho que é uma questão pessoal, se você não se sente confortável de falar de cara, não fale, não se force fazer algo que não goste”, aconselha.

A experiência no aplicativo de relacionamento rendeu pouquíssimos encontros, e Gimara diz que alguns nem chegaram a evoluir para um segundo encontro. “O papo pessoalmente parecia bem mais desinteressante que no virtual. Houve apenas um que tive um namoro rápido, mas não evolui devido à distância – ele foi para Campinas.”

De modo geral, a consultora em relacionamento do Par Perfeito diz que o receio para se entrar em um site ou aplicativo de relacionamento existe, mas isso pode ser quebrado se a pessoa se permitir a vivenciar uma nova oportunidade.

Leia também: 7 coisas que você deve evitar em uma plataforma de relacionamento

“É importante não atropelar a conversa e nem a fase boa de conhecer um ao outro. Conversar sobre interesses em comum ajudar a conectar e a vincular o casal, esse é o grande segredo. No fundo, todos buscam uma troca de experiências em um aplicativo de relacionamento , então o principal é não vestir uma máscara, mas ser você mesmo”, orienta Marina.

    Leia tudo sobre: amor