Tamanho do texto

Quem sabe como se comportar na academia melhora o ambiente para todos

Você saberia como se comportar na academia de maneira adequada se alguém te perguntasse? Embora não pareça, existem certas atitudes que poluem o ambiente desses estabelecimentos, e elas podem até resultar na sua expulsão.

Leia também: Treino de boxe pode ajudá-lo a conquistar o físico dos sonhos; veja como

undefined
shutterstock
Para cultivar um ambiente saudável na sua academia, é fundamental saber como se comportar adequadamente

Muitas dessas regras são acordos tácitos, que não estão explicitadas nos quadros de avisos e contratos. Mas isso não quer dizer que você não precise saber como se comportar na academia para tornar a experiência mais proveitosa para si e para os outros.

Afinal, a vida fitness também tem regras a serem seguidas. E, como lembra o personal trainer Maurício Rossi, caso você ultrapasse os limites uma vez, pode ser advertido verbalmente. Na segunda, o aviso vem documentado e, na terceira, provavelmente se verá no olho da rua.

Mas não pense que o comportamento inadequado é exclusivo de um grupo na academia. Para Maurício, as atitudes ruins dependem "de cada personalidade". "O comportamento é individual e cada pessoa age de uma forma, sendo ela adequada ou não".

7 dicas de como se comportar na academia

undefined
shutterstock
De gritos e música alta a monopólio de aparelhos: estes comportamentos não têm espaço na academia, então evite-os

Quanto mais você souber a respeito do comportamento adequado na academia, melhor. E, segundo Maurício, estas são as indicações que você deve ter em mente para evitar problemas nos treinos ou após eles.

1. Não treine com vestimenta inadequada

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: os trajes fitness são os mais adequados, mas não exagere a ponto de ir sem camisa

Ir para a academia requer o uso de roupas fitness, sempre. Como lembra Maurício, "você pode usar roupas fitness em qualquer lugar, mas o contrário jamais pode acontecer".

Ou seja, se você está pensando em treinar de calça ou bermuda jeans, com alguma peça de traje social (camisa, calça, sapato etc.) ou de chinelo, é bom ir para uma loja e comprar uma muda de roupas de academia.

No entanto, o extremo oposto também é incorreto. As academias convencionais não permitem, por exemplo, que você entre sem camisa ou descalço. Somente alguns boxes de crossfit, como relata Maurício, permitem que você entre sem nada cobrindo a parte superior do corpo.

2. Evite monopolizar o aparelho

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: monopolizar os aparelhos é falta de educação, então sempre reveze quando usá-los

Se você tive-los em casa, não há o menor problema de usar os aparelhos de academia como achar mais adequado. Mas quando você frequenta a academia do bairro para manter a sua vida fitness, este já não é mais o caso.

Maurício lembra que práticas como ficar sentado, mexendo no celular ou conversando no aparelho durante o intervalo, ou então não revezar com outros clientes da academia, devem ser evitadas.

3. Não se esqueça de guardar os pesos e equipamentos

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: quanto terminar de usar os aparelhos, não deixe o equipamento largado por aí

Sempre que você terminar o uso de um aparelho ou de qualquer outro equipamento (como medicine balls, halteres, barras, etc.) é importante colocá-los de volta onde você encontrou.

Segundo Maurício, isso deve ser feito tanto quando você está revezando com alguém como quando você já tiver terminado o uso definitivamente. Dessa forma, você não atrapalha o treino dos outros, e mostra que tem consciência de que não está sozinho no local.

Leia também: Treino para bíceps: 6 dicas e 5 variações de exercícios para ter mais resultados

4. Seja educado

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: é fundamental ser educado e respeitar todos, desde seus colegas até os funcionários

As boas maneiras também são fundamentais. O menor dos gestos, como um "bom dia", um "boa tarde" ou um "boa noite" já é um bom começo para evitar fazer feio na academia.

Fora isso, não fechar a cara e tratar todos como iguais, dos personal trainers aos faxineiros, também é essencial para cultivar uma boa relação com seus companheiros de vida fitness.

Por outro lado, outras formas de comportamento inadequado que te deixarão na lista negativa da academia vão desde gritar durante os treinos e intervalos até brigar ou insultar outras pessoas que estiverem com você lá.

5. Quando sair do aparelho, lembre-se de limpá-lo

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: depois que usar o aparelho, além de guardar os pesos, lembre-se de limpá-lo

Muita gente não repara nisso, mas deixar os aparelhos molhados de suor quando você termina de usá-los é uma verdadeira falta de consideração com o próximo. Limpar os equipamentos que você utilizar é tão importante quanto tirar o peso deles ou guardá-los de volta no lugar.

6. Nada de assédio

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: assédio sexual é crime, e não deveria nem passar pela sua cabeça durante o treino

Além do básico discutido no item 4, outra coisa que você não deve, em hipótese alguma, fazer na academia - e em qualquer outro lugar -, é assediar alguém. Além de comportamento inadequado, o assédio sexual é crime, e a punição prevista no artigo 216 do Código Penal vai de 1 a 2 anos de detenção.

7. Respeite as regras da academia

undefined
shutterstock
Como se comportar na academia: aliando estas dicas ao respeito pelas regras, o ambiente da academia ficará melhor

Por último, mas não menos importante, é essencial conhecer as regras explícitas da sua academia e respeitá-las. Boa parte delas pode ter diretrizes em comum, mas cada uma terá suas recomendações próprias para um ambiente de vida saudável.

Leia também: Como definir a barriga: especialistas indicam os 5 melhores exercícios

Ao aliar o respeito a essas regras com a prática das dicas de como se comportar na academia dadas ao longo dessa matéria, você estará tornando o ambiente mais agradável para todos, sejam eles clientes ou funcionários do estabelecimento.