Tamanho do texto

O cuidado com a carga utilizada, dentre outras coisas, é essencial para evitar uma lesão muscular que pode te tirar dos treinos por um bom tempo

Viver para atingir a melhor forma física pode ter um preço caro. É isso que mostra o caso do influenciador fitness Léo Stronda, que, no dia 11 de abril, sofreu uma lesão muscular durante seus treinos na academia e teve de ser levado para a sala de cirurgia às pressas.

Leia também: Treino de boxe pode ajudá-lo a conquistar o físico dos sonhos; veja como

Léo Stronda deitado na cama do hospital após operar sua lesão muscular
Reprodução/Instagram
Léo Stronda sofreu uma lesão muscular após aumentar a carga nos treinos, e teve de ser levado às pressas ao hospital

Como relatou em postagem do Instagram alguns dias depois, a lesão muscular tratava-se de um rompimento do tendão peitoral esquerdo, em uma sessão com cargas altas. Em entrevista à coluna de Leo Dias para o jornal  O Dia , o influenciador contou que o tendão se soltou do osso, o que faria com que o músculo perdesse até 80% da força se não fosse operado de pronto.

Já no Instagram, Léo Stronda também desabafou sobre a situação e admitiu sua frustração. "Até arrisco dizer que onde dói mais é no psicológico. Eu estava numa fase muito focado, trabalhos e novas parcerias a todo vapor, e agora vou ter que criar forças e métodos de sair bem dessa situação", escreveu.

Mesmo assim, ele disse estar determinado para dar a volta por cima e que não deixaria o incidente pará-lo. "Vamos pegar esse limão e fazer uma boa limonada!", brincou.

Leia também: Treino para bíceps: 6 dicas e 5 variações de exercícios para ter mais resultados

Como evitar lesão muscular?

Homem segurando o braço com dor após sofrer lesão muscular na academia
shutterstock
Cargas muito altas podem facilitar uma lesão muscular, que pode deixá-lo longe da academia por um bom tempo

Se você é um adepto dos treinos de força, e não quer sofrer o mesmo incidente que o influenciador fitness, existem algumas precauções que você deve tomar durante suas idas à academia.

De acordo com o personal trainer Maurício Rossi, o principal é se aquecer antes de partir para os aparelhos. "O praticante de musculação tem que fazer 2 séries de 30 repetições com uma carga de 30% a 50% da carga máxima antes do treino".

Maurício afirma que isso pode diminuir as chances de uma lesão do tipo em até 95%, embora não te isente da influência de outros fatores que podem estar por trás de estiramentos e distensões.

Para se precaver, as cinco dicas do personal trainer são as seguintes:

  1. Treinar a propriocepção (que trabalha com os mecanismos de defesa da musculatura) por meio de exercícios instáveis
  2. Evitar cargas que cheguem perto do limite do aparelho
  3. Aquecimento com 30% a 50% da carga máxima
  4. Não usar anabolizantes - isso garante que você não sofrerá interferências na produção das proteínas responsáveis por "reparar" a musculatura
  5. Treinar com o acompanhamento de um especialista

Leia também: Rapaz é atingido por peso de 116kg; veja cuidados necessários no treino de força

Caso você sofra uma lesão muscular mesmo assim, Maurício lembra que não há como definir um tempo padrão para voltar à ativa. "O tempo de recuperação depende de cada caso e de como o corpo vai reagir", lembra. Assim, o melhor a se fazer é tentar se precaver e consultar um médico para realizar o tratamento adequado de eventuais lesões.