Tamanho do texto

A pesquisa mostra que fazer compras e organizar a casa são as atividades em que os homens casados se dedicam mais, mas as mulheres ainda são maioria

O casamento "libera" o homem de realizar tarefas domésticas? Pelo menos é isso que mostra a pesquisa “Outras formas de trabalho”, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo IBGE. Os dados mostram que, enquanto 92,7% dos que moram sozinhos cozinham e lavam louça, apenas 58,4% dos que são casados se dedicam a essas atividades. 

Leia também: Seis tarefas domésticas que são essenciais para quem quer se virar sozinho

mulher limpando casa e marido sentado
shutterstock
O estudo do IBGE mostra que a divisão das tarefas domésticas entre homens e mulheres que são casados é desigual


Segundo estudo, fazer faxina também está entre as tarefas domésticas  dos solteiros, já que 88,6% deles limpam a casa e lavam roupas. Depois do casamento  , essa taxa cai para 49,5%. Mesmo os homens que não são reconhecidos como responsáveis financeiros pela família se dedicam menos à casa, sendo que 57,1% cozinham e lavam louça e 49,5% fazem faxina. 

Quando o assunto é a comparação entre mulheres solteiras e as que são responsáveis por sustentar o lar, não há muita diferença entre os dois perfis, mas as casadas se dedicam ainda mais a cozinhar, lavar, passar e faxinar. Por exemplo, entre as mulheres que moram sozinhas, 97,1% cozinham e lavam louça. Quando casam, a parcela sobe para 97,6%.

O mesmo acontece na limpeza da casa — sendo 92,3% entre as solteiras e 93,4% entre as casadas. Já entre as que ficam em casa em tempo integral, 97,9% cozinham e 94,4% lavam a roupa. Essa é outra forma de ver a desigual divisão do trabalho doméstico no Brasil.  

Leia também: Não ajudar a lavar louça pode piorar o sexo e a relação em geral, diz estudo

Maridos se dedicam mais à compras e manutenção

A participação dos homens nas atividades domésticas é mais seletiva. Fazer compras e pesquisar preços de bens é a atividade que mais concentra homens: são 72% nesse trabalho, o número cai para 54% quando se trata de limpar a casa e cuidar das roupas e sapatos.  

Nessas funções, também há mais mulheres. Entre elas, 77,1% fazem compras e 90,9% limpam a casa e cuidam das roupas. Quando o serviço é cozinhar e lavar a louça, a diferença também é significativa: 95,5% das esposas se ocupam dessas atividades, contra 60,8% dos  maridos . Em números absolutos, são 78,2 milhões de mulheres na cozinha, contra 38,2 milhões de homens - ou seja, mais que o dobro de trabalho feminino.

As atividades em que as diferenças entre homens e mulheres são maiores são as duas primeiras: cozinhar (34,7 pontos percentuais) e lavar roupas e calçados (36,9 pontos percentuais). Em menor medida, está a atividade de limpeza da casa (13,9 pontos percentuais). 

Eles só estão mais presentes nos pequenos reparos e manutenção de carro e eletrodomésticos, atividades mais esporádicas do que tarefas do dia a dia, como cozinhar e lavar louça. Entre eles, 59,2% fazem esse trabalho contra 46,9% das mulheres.

Leia também: Primeira troca, banho e suporte para a mãe: rotina do pai de um recém-nascido

Com filhos, homens se dedicam às brincadeiras

No cuidado com os filhos, o IBGE constatou que os pais são mais presentes em atividades como brincadeiras e fazer companhia aos pequenos do que em dar banho, comida ou ajudar no dever de casa. Ainda assim, as mulheres são maioria nessas tarefas mais lúdicas.

Na hora de brincar, 77% delas se dedicam a essa atividade, contra 73,7% dos homens. Fazer companhia também é uma constante entre as mães: 91,6% das mulheres fazem companhia aos filhos, em comparação a 87,9% dos homens. 

Além das tarefas domésticas , as mães também se dedicam mais a ajudar os filhos: 85,6% delas auxiliam nos cuidados pessoais e 72% ajudam nas atividades escolares. Entre os homens, essas parcelas caem para 67% e 60,7%, respectivamente.

*Com informações da Agência O Globo