Tamanho do texto

Entre 1997 e 2013, o número de homens que procuram esse procedimento subiu 10,6%; saiba como ele funciona e quais são os cuidados necessários

Os homens parecem estar cada vez mais vaidosos, mas se engana quem pensa que a preocupação com a aparência envolve apenas a roupa, o cabelo e a barba. Cada vez mais, a procura por cirurgias plásticas aumenta entre os vaidosos de plantão. Um dos procedimentos mais populares no mundo masculino é a lipoaspiração.

A lipoaspiração está entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens
shutterstock
A lipoaspiração está entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens


Leia também: Cirurgia plástica ganha espaço entre os homens; veja os procedimentos

Entre 1997 e 2013, o número de homens que procuram esse tipo de procedimento cresceu 106%, como mostram dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS). “Mesmo sendo conhecida como a plástica mais realizada pelas mulheres brasileiras, a lipoaspiração também se tornou a cirurgia líder entre os homens adultos”, afirma o cirurgião plástico Francisco Alionis Neto.

Para o especialista, uma das principais razões para o aumento do  interesse masculino  no procedimento é a queda de preconceitos e do estigma de que a cirurgia plástica é algo que pertence apenas ao universo feminino. “Hoje há uma cobrança maior em cima da aparência e, como isso interfere na vida pessoal e profissional, os homens começaram a ficar mais atentos”, explica ele.

Definindo o abdômen

Os caras que procuram por essa cirurgia desejam retirar gordura localizada das regiões do abdômen, da cintura e do tórax. A explicação para isso é a de que muitos deles sonham em ter uma barriga definida , mas quem tem aquelas gordurinhas localizadas sabe que é difícil eliminá-las apenas com atividade física.

Leia também: Já pensou em usar botox no saco escrotal? Tratamento custa R$ 13 mil

“Com a cirurgia, há uma diminuição na espessura da camada que cobre os músculos, colaborando para uma maior definição. É importante frisar que o procedimento por si só não define o abdêmen . Para isso, é preciso associar o procedimento a hábitos saudáveis envolvendo alimentação e atividade física”, alerta Francisco.

Eliminar a gordura localizada apenas com exercícios físicos é uma tarefa difícil
shutterstock
Eliminar a gordura localizada apenas com exercícios físicos é uma tarefa difícil


Como funciona a cirurgia?

O especialista explica que o procedimento consiste na sucção da gordura  pelo do uso de cânulas apropriadas que são inseridas por pequenas incisões na pele. Claro que, como qualquer cirurgia, há riscos e, por isso, é preciso ficar atento às normas de segurança e aos cuidados pré e pós-operatórios.

“É importante passar por uma consulta pré-operatória bastante detalhada, levando em consideração o histórico de doenças, as medicações que o paciente toma, os hábitos e as alergias. Diversos exames gerais e específicos são solicitados de acordo com a cirurgia e o paciente”, alerta o cirurgião plástico.

No pós-operatório , as recomendações precisam ser seguidas à risca. O especialista ressalta que é importante fazer repouso, tomar as medicações corretamente e utilizar cintas. Ah, também é necessário cuidar da dieta e fazer atividades físicas para mante e aperfeiçoar os resultados da cirurgia.

Leia também: Calvície afeta autoestima e vida sexual; saiba como evitar e tratar o problema

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica exige que a lipoaspiração seja realizada apenas em hospitais que possuam condições adequadas e por médicos devidamente qualificados. Então, sempre desconfie de clínicas e consultórios que oferecem essa cirurgia, principalmente quando os valores são muito baixos. É fundamental pesquisar e procurar referências!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.