Tamanho do texto

Uma pesquisa aponta que o importante é mudar o horário das refeições

A maioria das pessoas quer queimar gordura sem mudar a dieta , mas será que isso é possível? Os exercícios físicos são importantes nesse processo, e para perder peso e deixar os músculos em evidencia sempre é indicado cuidar da alimentação. Entretanto um novo estudo indica que o segredo de como emagrecer não está em quanto você come, mas quando você come.

Para pesquisadores, o segredo de como emagrecer é não mudar a dieta, mas, sim, mudar o horário das refeições
shutterstock
Para pesquisadores, o segredo de como emagrecer é não mudar a dieta, mas, sim, mudar o horário das refeições


O estudo, que foi publicado no Journal of Nutritional Science, indica que tomar o café da manhã 90 minutos depois do horário habitual e jantar 90 minutos mais cedo pode reduzir a gordura corporal. A pesquisa contou com 16 voluntários que foram analisados pelos pesquisadores por dez semanas e, para saber como emagrecer , eles foram divididos em dois grupos.

O primeiro grupo mudou o horário das refeições, e o segundo continuou comendo nos mesmos horários e seguindo a mesma rotina. Nenhuma outra mudança foi feita, ou seja, os participantes continuaram comendo as mesmas coisas que já consumiam e nas mesmas quantidades. Para as análises, os participantes também forneceram amostras de sangue antes e depois de iniciarem a experiência e preencheram diários com detalhes das suas dietas.

Leia também: Treino de 12 minutos ajuda a queimar calorias e melhorar condicionamento 

No final das dez semanas, os pesquisadores descobriram que as pessoas que mudaram seus horários de comer perderam mais gordura corporal em comparação com aquelas que não fizeram o mesmo. No entanto, grandes alterações no peso corporal  não foram percebidas, ou seja, os números não refletiram mudanças na composição corporal, que leva em consideração todos os componentes do corpo como ossos, a musculatura e também a gordura.

Como emagrecer sem mudar a dieta? 

Saber como emagrecer não é uma tarefa simples, mas pesquisa diz que a gordura pode ser reduzida sem mudar dieta
shutterstock
Saber como emagrecer não é uma tarefa simples, mas pesquisa diz que a gordura pode ser reduzida sem mudar dieta

Agora, você deve estar se perguntando o que causou essa redução de gordura . Os pesquisadores não têm uma resposta definitiva, mas descobriram que as pessoas que mudaram o horário de comer consumiram menos calorias porque tinham menos tempo disponível para comer petiscos ou consumir álcool (no caso do jantar).

Pesquisas anteriores sobre como emagrecer também mostraram que comer à noite pode aumentar os níveis de insulina, o que faz com que seja mais difícil eliminar a gordura do corpo , pois ela fica mais "grudada" no corpo. 

    Leia tudo sobre: dieta