Tamanho do texto

Atleta brasileiro Ricardo Allgayer sempre gostou de esportes, até porque seu pai é treinador de handebol, mas, curiosamente, ele começou no crossfit para melhorar seu condicionamento físico ao descobrir que se tornaria pai

O treino crossfit  ainda gera estranheza em muita gente que passa ao lado dos boxes espalhados pelo Brasil. A modalidade, porém, já mudou a vida de muita gente que decidiu se aventurar nesse modelo de treinamento. É o caso do bancário Ricardo Allgayer , de 36 anos.

Ricardo Allgayer durante o festival esportivo Wodsunset; hoje o treino crossfit se tornou parte integrante de sua vida
Reprodução/Instagram/ricardoallgayer
Ricardo Allgayer durante o festival esportivo Wodsunset; hoje o treino crossfit se tornou parte integrante de sua vida

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Allgayer era atleta de handebol, mas sofreu um acidente de moto em 2004, o que lhe custou a amputação da perna direita. Ele teve de deixar o esporte como conhecia, mas apenas como conhecia, já que nunca parou de se exercitar. Anos depois, ele decidiu conhecer melhor o treino crossfit .

“Minha convivência com o esporte se deu desde meu nascimento, pois meu pai é até hoje treinador de handebol e eu sempre o acompanhei nos treinos e viagens até ter idade para começar a treinar e me tornar atleta. Sempre gostei de esporte, pois entendo que esse seja um dos antídotos para os diversos males que a vida pode proporcionar, como drogas, depressão entre outros.”

Já a modalidade esportiva que abrange exercícios como os de ginástica, levantamento de peso  e atletismo ele iniciou há três anos mais ou menos, quando descobriu que a esposa estava grávida. “Busquei o treino crossfit por entender que me daria um ótimo condicionamento para as tarefas de pai que viriam.”

Treino crossfit não o ajuda apenas como pai

Ricardo Allgayer buscou o treino crossfit para ganhar condicionamento físico ao descobrir que se tornaria pai
Reprodução/Instagram/ricardoallgayer
Ricardo Allgayer buscou o treino crossfit para ganhar condicionamento físico ao descobrir que se tornaria pai

Inicialmente, o objetivo de Allgayer era ganhar condicionamento físico para o desafio que é cuidar de uma criança. Porém, hoje, como ele mesmo classifica, o treino crossfit é “parte integrante de sua vida”.

Antes atleta de handebol, hoje o bancário também é atleta de crossfit , já tendo participado até mesmo de competições internacionais. A rotina de treinos é constante e intensa para que ele possa competir em alto nível.

“Toda competição é marcante, pois ali a gente vive cada momento como se fosse o último, mas claro que as grandes competições têm uma energia ainda maior por ter mais público, mais atletas…

“A competição que mais me marcou foi a Wodapalloza, que disputei em janeiro deste ano em Miami, nos Estados Unidos, pois é a segunda maior competição do mundo. Lá temos a categoria adaptada que nos permite competir com atletas do mundo todo em disputas duríssimas, além de poder ver de perto os grandes nomes do Crossfit Mundial.”

Neste mês, Allgayer participou da Wod Jam, competição realizada no Rio de Janeiro, onde hoje ele treina no CrossFit Crown com a coach Natalia Perroni. Em um determinado momento, ele passou a sentir dificuldade para finalizar uma série com seu time. Os outros competidores e o público não tiveram dúvida: pouco a pouco foram dando mais e mais força para o atleta terminar a prova. Confira no vídeo abaixo:


“Quando um atleta esta tendo dificuldade de finalizar um wod é comum que os que finalizaram se aproximem para dar apoio aos que ainda não terminaram, e o que aconteceu comigo não foi diferente. Isso nos dá uma energia surreal, ver tantos atletas apoiando e nos transmitindo uma força a mais faz com que aquela força escondida que nem sabemos que temos apareça. É uma emoção muito grande.”

Além desse espírito de equipe e toda a emoção que a modalidade proporciona, Allgayer revela que os benefícios do treino crossfit para o corpo e para a mente são diversos.

Leia também: Motovelocidade ajuda paulista com diabetes a focar nos exercícios e dieta

“Nos primeiros meses de prática já é possível notar diferença por se tratar de uma atividade de alta intensidade. Para a mente também é ótimo pois durante a prática você está tão envolvido que todos os problemas do dia a dia acabam sumindo, proporcionando uma liberdade mental que permanece por algumas horas ainda depois da atividade e permitindo voltar à rotina mais leve e relaxado”, completa sobre o treino crossfit .