Tamanho do texto

"Tinha medo que ficasse artificial, principalmente porque sou homem e não queria uma sobrancelha de mulher, mas ficou muito natural", diz Anderson

Os homens têm se preocupado cada vez mais com a aparência e, para garantir um visual bacana, eles estão buscando por diversos procedimentos estéticos. A micropigmentação capilar, por exemplo, ganhou força entre os calvos e carecas. A boa notícia é que essa mesma técnica pode ser usada em outras regiões do rosto, e a micropigmentação de sobrancelha e barba ganhou força por proporcionar um resultado bem natural.

Leia também: Conheça a micropigmentação capilar masculina: "Devolveu minha autoestima"

A micropigmentação de sobrancelha e de barba tem ganhado destaque entre os homens por trazer resultado natural
shutterstock
A micropigmentação de sobrancelha e de barba tem ganhado destaque entre os homens por trazer resultado natural


Tanto a micropigmentação de sobrancelha quanto a de barba possuem um procedimento similar a capilar, em que uma tinta é aplicada nas regiões em que não há pelos ou fios. O tempo que fica na pele vai depender do tipo material utilizado e os cuidado, podendo durar dias ou até mesmo anos.

Segundo a micropigmentadora Raphaella Bahia, da FR Microcenter, os homens estão, sim, mais vaidosos e cada vez mais aumenta a demanda de público masculino em clínicas de estética.  A profissional é especialista em micropigmentação de sobrancelha e conta que o procedimento no homem é parecido com o que é feito nas mulheres – utilizando o mesmo tipo de aparelho, mesmas agulhas e mesmas tintas –, o que muda é o tipo de desenho.

“O procedimento já fica natural nas mulheres e nos homens deixamos ainda mais, pois os fios são desconexos, sem aquele aspecto ‘arrumado’. Sempre respeitamos a estrutura óssea e muscular e a cor dos pelos naturais, se ainda os tiver - há casos de alopecia em que a pessoa pode chegar ao ponto de não ter mais nenhum pelo”, explica Raphaella, que tem missão de desenhar e escolher a cor que mais combina com o tom natural dos pelos do homem.

Escolher a tinta é algo complicado, pois são muitas as opções. “Temos diversas cores, desde castanho claro ao castanho escuro intenso. Temos tintas orgânicas e inorgânicas, sendo todas 100% seguras para saúde e com registro na Anvisa”, afirma a profissional, que indica sempre realizar a micro em um lugar confiável.

“Procure um profissional que tenha boas referências, especialista em micropigmentação de sobrancelha, barba ou cabelo e visagismo e que tenha cuidado com questões de biossegurança como oferecer um ambiente adequado, agulhas descartáveis e assim por diante”, alerta Raphaella.

Resultado da micropigmentação de sobrancelha

Anderson Clarido optou por fazer a micropigmentação de sobrancelha e amou o resultado super discreto
Arquivo pessoal
Anderson Clarido optou por fazer a micropigmentação de sobrancelha e amou o resultado super discreto


O hair stylist Anderson Clarido é um exemplo de homem vaidoso que só realizou o procedimento quando encontrou uma especialista de confiança. “Resolvi fazer porque senti confiança na profissional e não me arrependo. Tinha muito medo que ficasse artificial, principalmente porque sou homem e não queria uma sobrancelha de mulher, mas ficou muito natural, nem percebo que fiz uma micro”, conta ao Deles .

Anderson mora em Miami, mas optou por fazer o procedimento com uma brasileira – que viajou até os Estados Unidos para atender o cliente. “Isso me fez sentir mais segurança”, diz o hair stylist, que sempre se sentiu incomodado com sua sobrancelha.

“Meus irmãos têm uma sobrancelha desenhada e grossa, mas eu tenho uma falha. Isso aconteceu porque quando comecei a trabalhar na área da beleza, com uns 14 ou 15 anos, começaram a tirar minha sobrancelha no salão, mas tiravam como se tira de uma de mulher. Na época eu não via problema, mas com o tempo senti falta”, lembra Anderson.

Leia também: Em "Desafio da Puberdade", rapaz ganha fama após antes e depois viralizar

Como a micropigmentação é um procedimento com agulha, muitos homens têm medo da dor, mas o hair stylist garante que é algo bem tranquilo. “Foi muito engraçado quando eu fui fazer a micropigmentação na sobrancelha, porque eu entrei na sala, deitei e dormi. Quando eu acordei, já estava pronta. Não senti praticamente nada de dor, eu realmente dormi e acordei lindo”, fala aos risos.

Anderson enfatiza que adorou o resultado e que indica o procedimento para todo mundo. “No dia que fiz, eu achei que ia sair na rua e todo mundo ia ficar me olhando, mas ficou tão perfeita que quem olha, até hoje, não percebe que fiz uma micro.”

Esse procedimento na sobrancelha dura em torno de um ano. De acordo com Raphaella, após realizar a micro é indicado evitar aplicar ácidos ou fazer laser próximo à região e, nos primeiros dias, evitar praia, piscina, sauna e exercícios físicos. 

Micropigmentação na barba

Além da micropigmentação de sobrancelha, também é possível fazer na barba, como Willian Vinicios fez
Divulgação
Além da micropigmentação de sobrancelha, também é possível fazer na barba, como Willian Vinicios fez


Para fazer a micropigmentação na barba , também é necessário considerar os traços do rosto do homem e, mais que isso, pensar em um desenho de barba que combine com ele e fique natural. “É um procedimento similar ao capilar. Primeiro é feito o desenho da barba, depois se coloca a tinta e deixa agir pelo tempo necessário, tomando seus devidos cuidados”, explica Luã Nascimento, barbeiro do Club Men Salon.

Assim como é feito na micro capilar e de sobrancelha, o especialista busca uma tinta similar ao tom de cabelo do cliente para que fique o mais natural possível. A tinta que Luã costuma usar não é orgânica e a duração média dessa pigmentação na barba é de sete a 10 dias, algo bom porque se o homem não gostar ou quiser tocar o desenho da barba é possível depois de pouco tempo.

Willian Vinicius Santos de Vasconcelos resolveu fazer o procedimento porque possui a barba meio falha e queria cobrir alguns pelos mais claros. “Eu gostei muito do resultado e desde que descobri esse serviço, sempre faço. Dura em média uns nove dias”, conta.

Leia também: Príncipe William e Paulinho Vilhena inspiram homens a assumirem a calvície

O grande medo dos homens é que fique algo artificial e o especialista explica que, tomando os devidos cuidados, isso não costuma acontecer. Além de escolher bem a tonalidade da tinta, é necessário que um o profissional aplique o produto corretamente (passando no sentido dos pelos) e, no caso da barba, diferente da micropigmentação de sobrancelha e cabelo, é indicado realizar o procedimento apenas para corrigir falhas e não fazer o desenho todo.