Em 2018, as barbas continuaram em alta para completar o estilo masculino, e essa retrospectiva traz as tendências favoritas do ano que está indo embora
As barbas começaram mais tímidas em 2018, com estilos mais curtos e discretos tomando conta das ruas. Mas ao longo do ano, como mostrará esta retrospectiva, diversos cortes de barba ganharam espaço e voltaram a crescer nos rostos de homens por todo o país.
Leia também: Veja quais são as tendências dos cortes de barba para 2019
Na retrospectiva dos cortes de barbas mais populares do ano que sai, você vai ver quais foram as tendências e exatamente qual o nome de cada um dos estilosa que marcaram presença nas barbearias do Brasil.
É importante lembrar que nem tudo o que foi cravado como tendência no começo do ano caiu no gosto do público. Foi o caso dos cavanhaques, como relata Cristiano Tonsorem, do Instituto Embelleze de Campo Grande. Este estilo estava quente nas paradas do início de 2018 "por conta de toda a tendência retrô", segundo ele, mas acabou não vingando ao longo do ano.
O que foi decepção e o que foi sucesso nos cortes de barba
Segundo Cristiano, entre o fim de 2017 e o começo de 2018, as barbas ralas estavam no topo da lista, mas começaram a perder um pouco de espaço quando o estilo lenhador caiu nas graças da população.
Outro estilo que viu sua popularidade cair foi o degradê, embora ele tenha se mantido ativo nas barbearias. Quem se deu bem foram os estilos derivados do lenhador. "Isso porque nem todos os homens têm a barba muito cheia, e adaptações são feitas para chegar o mais próximo desse estilo", analisa Cristiano.
De fato, a preferência dos homens em 2018 foi encher os rostos. Quem reforça esse ponto de vista é Tiago Camargo, sócio da marca de produtos para barba Barba de Respeito. Para ele, isso é em parte responsável pela queda de estilos como o cavanhaque fino e mesmo dos bigodes solo.
Sim, os bigodes solitários perderam espaço para aqueles que vinham acompanhados de uma barba mais rala, de acordo com Cristiano. E com isso, os bigodes também crescem, "ganhando até fios mais longos e pontas enroladas", segundo ele.
Leia também: Cortes de cabelo masculinos para 2019: confira as principais tendências
8 estilos que dominaram as barbearias
Segundo Tiago, este foram os cortes de barba específicos que mais apareceram nos rostos dos homens em 2018.
- Lenhador - barba comprida, com as bochechas mais curtas que o resto;
- Bandholz - uma irmã do estilo lenhador e um pouco mais cheia, esta barba foi homenageia o homem que a popularizou, Eric Bandholz, fundador da marca de cosméticos Beardbrand;
- Hipster - um pouco mais curta que as anteriores, mas mais comprida que a barba cheia e a short boxed;
- Ducktail - uma barba de comprimento médio, com o queixo pontudo, lembrando o rabo de um pato;
- Short Boxed - mais curta que a Hipster e mais longa que a barba cerrada, ela é caracterizada por seu estilo definido e mais quadrado, lembrando uma caixa;
- Barba cerrada - fez sucesso como uma alternativa aos estilos mais compridos acima, especialmente para quem precisa se adaptar ao ambiente corporativo;
- Moustache - estilo de bigode médio, com as pontas levemente enroladas, num estilo bem retrô;
- Cavanhaque - por último, o cavanhaque foi mal, mas conseguiu se esgueirar para a lista dos estilos que mais fizeram sucesso em 2018
Leia também: 5 dicas de como aparar a barba sem precisar ir ao barbeiro
2018 foi um longo ano para todos, especialmente para quem teve de se preocupar em cuidar direito da sua barba. E com 2019 logo na esquina, já é tempo de pensar em quais cortes de barba adotar nos próximos meses.