Tamanho do texto

Julian Alexander, de 24 anos, criou um aplicativo de relacionamento inspirado no episódio "Hang the DJ", da série da Netflix Black Mirror

Mais uma série da Netflix inspirou mudanças na forma como vivemos: um jovem programador americano chamado Julian Alexander criou o aplicativo de relacionamento, o Juliet, inspirado na série "Black Mirror". A coisa é bem simples: Juliet é uma inteligência artificial que visa ajudar os usuários a encontrarem o parceiro mais compatível possível.

Leia também: Rapaz inova e cria próprio site de relacionamento para encontrar uma namorada

Brandon vê seu site como um aplicativo de relacionamento - mas feito só para conhecer mulheres ideais para ele
shutterstock
Brandon vê seu site como um aplicativo de relacionamento - mas feito só para conhecer mulheres ideais para ele

E uma ideia dessas não surgiu do nada, como é de se esperar. No fórum "Reddit", ele compartilhou a história por trás da criação do aplicativo de relacionamento . "Eu e meus amigos estávamos cansados dos apps disponíveis atualmente. Então decidi tomar as rédeas da situação e virar o jogo", contou em seu post.

Segundo ele, o aplicativo "te junta a apenas uma pessoa por vez com base na compatibilidade. A brincadeira é que ela [Juliet] coloca uma data de validade para cada combinação, o que quer dizer que você só pode sair com seu parceiro até o tempo acabar".

Depois que a validade expira, a inteligência artificial coleta informações baseadas nas interações entre os usuários, para gerar um feedback e ajudar as pessoas a encontrarem parceiros futuros ainda melhores para si.

Leia também: Dicas para conquistar uma mulher: saia do virtual e parta para mundo real

Mas a descrição do processo no post do Reddit soou bem familiar para um dos usuários, que soltou a pergunta: "Você tirou a ideia do episódio 'Hang the DJ', de 'Black Mirror'?". E a resposta do programador deixou poucas dúvidas: "Eu sou um grande fã de 'Black Mirror'".

Para aqueles que nunca assistiram o episódio ao qual o usuário se referia, vai aí um rápido resumo do que acontece nele, que foi ao ar em 29 de dezembro de 2017, na quarta temporada da série da Netflix .

Um aplicativo de relacionamento televisivo

As semelhanças entre o episódio de Black Mirror e o aplicativo de relacionamento não foram um mero acidente
Reprodução/Youtube
As semelhanças entre o episódio de Black Mirror e o aplicativo de relacionamento não foram um mero acidente

Em "Hang the DJ", os personagens principais Amy e Frank vivem numa sociedade na qual as pessoas devem ser unidas em relacionamentos que têm uma data de validade - que pode ser revelada aos parceiros se eles quiserem.

Na série, o feedback ficava por conta de uma "coach" digital. Ela então usaria os dados obtidos após o fim do relacionamento para ajudar o indivíduo a encontrar sua alma gêmea , ou seja, as pessoas que fossem o mais compatíveis o possível com elas.

Leia também: Jovem fica indignado ao descobrir que amiga da ex usava sua conta na Netflix

Com tantas semelhanças entre o aplicativo de relacionamento do jovem americano e o enredo do episódio, não tem como negar a inspiração e dizer que foi mera coincidência, não é mesmo? Se você gostou da ideia, terá que esperar. Infelizmente, os brasileiros ainda estão de fora da brincadeira: penas os americanos e canadenses podem baixar o app para iOS, segundo o post original do rapaz no Reddit.