Tamanho do texto

João Pedro chegou a pesar 141 kg e a usar roupas tamanho 58. Isso mexeu com a autoestima dele e, após uma consulta médica, ele resolveu mudar de vida: "Não busco barriga de tanquinho, o meu desejo é ter disposição"

Cansado de não acreditar no seu próprio potencial e de sempre se diminuir, o publicitário paulista João Pedro Muniz, de 25 anos, resolveu mudar seu estilo de vida. Em pouco mais de um ano, ele perdeu 47 kg e, nesse processo, percebeu que o segredo para a felicidade não é ser magro, mas, sim, se aceitar. Em um bate papo com o Deles , o jovem conta sua história, sua atual rotina e dá dicas de como emagrecer com saúde.

Leia também: Eletricista conta como emagreceu 60 kg em apenas 4 meses

João Pedro Muniz conseguiu emagrecer com saúde fazendo uma reeducação alimentar e exercícios físicos
Arquivo pessoal
João Pedro Muniz conseguiu emagrecer com saúde fazendo uma reeducação alimentar e exercícios físicos


O excesso de peso acompanhou João desde a infância, e ele brinca que já nasceu gordinho, pesando quase 4 kg. “Minha mãe fala que foi um parto bem complicado, nasci até de forceps porque era um bebê enorme. Sempre fui o mais gordinho da família, aquele destrambelhado, minha infância foi bem ligada a esses estereótipos, por isso, sempre quis saber como emagrecer com saúde .”

Sempre tive dificuldade de encontrar roupas (...) O GG ficava extremamente apertado"

Na escola, o bullying se tornou mais constante no ensino fundamental. O publicitário fala que se lembra de vários episódios em que era o alvo da turma e acabava voltando para a casa chorando. “Já no ensino médio, minha estratégia para sobreviver foi começar a rir de mim mesmo para os outros não fazerem isso. Eu mesmo me zoava para me enturmar e sofrer o menos possível”, lembra o jovem.

A transição do ensino médio para a faculdade afetou demais a autoestima de João porque ele não conseguia se vestir da forma como desejava. “Sempre tive dificuldade de encontrar roupas e tinha que ir a lojas específicas para gordinhos porque vestia 56 e 58. Se eu entrasse em uma loja de departamento, por exemplo, eu não comprava nada, o GG ficava extremamente apertado”, lembra.

Rotina puxada e ainda mais 20 kg na balança

João Pedro engordou 20 kg só no período da faculdade e depois conseguiu emagrecer com saúde
Arquivo pessoal
João Pedro engordou 20 kg só no período da faculdade e depois conseguiu emagrecer com saúde


Durante o período de faculdade, João começou a seguir uma rotina intensa: acordava às 5h30 da manhã, saia de Mauá, no ABC paulista, para ir estagiar na Faria Lima, zona Sul de São Paulo, depois ainda ia estudar no centro da cidade.

Comia muito. Eu me deixei levar pela rotina, pelo cansaço, pela preguiça e pela falta de disposição"

“Mantive essa rotina de trabalho e estudo e não conseguia seguir uma dieta ou malhar. Lembro de tentar fazer academia depois do estágio e antes de ir para a faculdade, mas sempre acabava trabalhando até mais tarde, aí não tinha tempo. Nessa correria, eu também me alimentava muito mal.”

Um dos erros na alimentação, por exemplo, era pular a primeira refeição do dia, o café da manhã, e isso fazia com que ele sentisse muita fome na hora do almoço. “Comia muito. Eu me deixei levar pela rotina, pelo cansaço, pela preguiça e pela falta de disposição. Nesse período, eu engordei muito, foram mais 20 kg de 2012 a 2015”, conta João.

Após se formar, a ansiedade sobre como seria o futuro o fez engordar ainda mais.  

Para emagrecer com saúde, o publicitário pegou firme na academia e também seguiu a dieta de forma regrada
Arquivo pessoal
Para emagrecer com saúde, o publicitário pegou firme na academia e também seguiu a dieta de forma regrada


Em 2017, o publicitário viu sua vida profissional deslanchar e isso o deixou muito feliz. Ele também começou a fazer terapia, e isso foi fundamental nesse processo de emagrecer com saúde. “Foi uma fase muito especial para mim porque foi um momento de autodescoberta que me fez tomar coragem para algumas coisas, mas a questão do peso ainda me perseguia”, lembra. Nesse mesmo período, João fez uma viagem marcante para o Rio de Janeiro.  

“Fui triste nessa viagem porque eu tive que comprar roupas de calor e não achava camiseta e shorts XXXG. E quando eu achava era extremamente caro”, diz o paulista. Chegando ao Rio de Janeiro, tudo piorou porque João sempre gostou de tirar foto e lá sentiu que nenhuma pose que fazia disfarçava o excesso de peso. “Todas mostravam minha barriga, fiquei reclamando com meus amigos que eu estava gordo e precisava descobrir como emagrecer com saúde.”

Principais mudanças para emagrecer com saúde

A despedida da
Arquivo pessoal
A despedida da "vida de gordinho" de João Pedro foi em uma formatura, depois ele apostou em emagrecer com saúde


Quando voltou do Rio, João decidiu ir a um endócrino e foi nessa consulta que tudo mudou. “Eu fui me pesar eu estava com 141 kg, foi aí que eu pensei: ‘cara, não dá mais... eu preciso mudar de vida’. Tinha uma formatura para ir, como paguei R$ 350 decidi que ia curtir, fiz a despedida da vida de gordinho. Isso foi no final de semana, quando foi na segunda-feira comecei a dieta . Era dia 22 de setembro de 2017, foi o início de toda a minha mudança.”

A mudança foi realmente bem radical, e João detalha o que passou a fazer na nova rotina:

  • No meu primeiro mês, o que eu fiz foi procurar uma nutricionista porque eu queria ajuda para adaptar o cardápio. Basicamente, passei por uma reeducação alimentar;
  • Comecei fazendo apenas aula de dança, fazia jazz duas vezes por semana e isso, aliado a nova alimentação, me fez emagrecer uns 13 kg logo no primeiro mês;
  • No segundo mês, eu entrei em uma academia diferente, era como se eu tivesse meu próprio personal, pois você marca um horário e vai lá malhar. Foi muito legal porque a mesma personal me acompanhou por mais de um ano, então isso me trouxe muito conforto;
  • Em dezembro de 2017, eu já tinha perdido 22 kg, foi uma grande evolução nesses poucos meses. Fui muito dedicado, cortei doce, refrigerante, malhava de domingo a domingo. Sempre levei marmita para os lugares e só saí da dieta em algumas situações;
  • Durante o ano de 2018, continuei firme e forte na nova rotina para emagrecer com saúde e perdi mais 25 kg.

Ao todo foram 47 kg eliminados e, agora, ele está pesando 94 kg – um peso considerado bom para uma pessoa que treina e tem 1,83 de altura. “Ano passado eu comecei a fazer muitas coisas que não conseguia, como correr, fazer natação, treino funcional, musculação e andar de bicicleta. Resumindo, passei a ter mais disposição”, garante João.

Leia também: Em 6 meses, homem perde peso e define o corpo com exercícios rápidos

Conseguindo perder o peso que queria e vendo que é possível emagrecer com saúde, o novo foco passou a ser ganhar massa muscular para acabar com as sobras de pele. Para isso, a alimentação dele teve que mudar e ficou da seguinte forma:

  • Café da manhã: três ovos mexidos com algum queijo e café com leite desnatado;
  • Lanche da manhã: uma fruta;
  • Almoço: salada, uma proteína (carne, frango ou peixe), arroz e feijão;
  • Lanche da tarde: iogurte com aveia ou castanha;
  • Pré-treino: geralmente é um pão integral com pasta de amendoim e geleia integral;
  • Jantar: salada, uma proteína (carne, frango ou peixe), arroz e feijão;
  • Ceia: Uma fruta ou algo mais proteico.

“Sou bem regrado com a alimentação e tenho um aplicativo que me lembra quando tenho que comer e beber água, isso me ajuda muito”, diz o publicitário.

O que mudou após a perda de peso?

Emagrecer com saúde trouxe muitos benefícios para João Pedro, como uma nova percepção do que é felicidade
Arquivo pessoal
Emagrecer com saúde trouxe muitos benefícios para João Pedro, como uma nova percepção do que é felicidade


Antes de emagrecer, João só queria se esconder e não ser notado. “Eu dificilmente alterava a voz, não conseguia me impor, era difícil me relacionar com outras pessoas, sempre aceitava o que diziam para mim. Achava que o fato de eu ser gordinho me inferiorizava diante das pessoas, imaginava que ser magro era tudo e a porta para o sucesso, pois não aceitava minha aparência.”

Em um ano, eu tive que abrir mão de muita coisa, mas depois que meu peso estabilizou eu consegui deixar a dieta mais tranquila

Após perder peso, os benefícios apareceram. “Estou me amando muito e nunca me senti tão bem, às vezes, vem umas ‘bads’ terríveis, mas a terapia ajuda. Também comecei a descontar minha ansiedade na academia e não mais na comida. Em um ano, eu tive que abrir mão de muita coisa, mas depois que meu peso estabilizou eu consegui deixar a dieta mais tranquila”, relata João.

Outra coisa que mudou foram as percepções dele. “Confesso que antes eu pensava que o segredo da felicidade e aceitação era ser magro e, hoje, eu me olho e penso: ‘como eu era idiota de pensar isso’. Acho que o segredo da felicidade é você se olhar e se amar do jeito que você é”, afirma.

Leia também: Apostando apenas em dieta para emagrecer, homem perde 26 kg em 4 meses

Agora que conseguiu emagrecer com saúde , ele quer manter o novo estilo de vida. “Eu não busco uma barriga de tanquinho, o meu real desejo é ter disposição para subir uma escada, fazer uma corrida, brincar e, obviamente, comprar minhas roupas. A primeira calça que comprei em uma loja de departamento que amo, eu sentei e chorei”, conclui.

    Leia tudo sobre: dieta