Tamanho do texto

Leo Andrade passou 28 anos tentando emagrecer, mas não conseguiu até realizar a cirurgia. Agora ele diz que chegou ao corpo que considera ideal e dá dicas para quem também está tentando emagrecer e mudar a forma física

Com apenas oito anos, o influenciador digital mineiro Leo Andrade, de 40 anos, percebeu que as roupas dele eram bem maiores que a das outras crianças da sua idade. Aos 10 anos a vontade de emagrecer surgiu, porém ele só conseguiu de fato 28 anos depois, quando tinha 38 anos. Ele chegou a pesar 121,5 kg, mas conseguiu emagrecer mais de 50 kg com o auxilio de uma cirurgia bariátrica.

Leia também: Como emagrecer com saúde? Jovem perde 47kg em 15 meses e revela dieta 

Leo Andrade demorou 28 anos para conseguir emagrecer e a solução que encontrou foi fazer a cirurgia bariátrica
Arquivo pessoal
Leo Andrade demorou 28 anos para conseguir emagrecer e a solução que encontrou foi fazer a cirurgia bariátrica


Na escola, Leo sofreu muito bullying por estar acima do peso e frequentemente recebia apelidos pejorativos como “gordo” e “baleia”. Ele também era comparado a celebridades obesas e isso, principalmente para uma criança, era bastante incomodo. Nessa época, ele não conseguia encontrar motivação para emagrecer e nem sabia da existência da cirurgia bariátrica .

“Hoje eu dou risada, mas sofri muito na época. Lembro que ficava muito triste quando as pessoas me excluíam de grupos na adolescência, principalmente em festas, comemorações e até em viagens. Tudo porque eu era gordinho e não me aplicava aos padrões de beleza aceitos na época”, conta Leo. “Foi aí que eu percebi que ser interessante e inteligente era minha única saída para ter uma vida social sem tantos sofrimentos.”

Cirurgia bariátrica foi alternativa 

A cirurgia bariátrica surgiu como uma alternativa para Leo. Procedimento deu certo e o ajudou a recuperar a autoestima
Arquivo pessoal
A cirurgia bariátrica surgiu como uma alternativa para Leo. Procedimento deu certo e o ajudou a recuperar a autoestima


Os anos foram se passando e o influenciador digital foi se sentindo cada vez mais insatisfeito com o próprio corpo. “Foi um processo doloroso, traumático e sofrido. Foram 28 anos de insucesso. Fiquei tantos anos na luta para emagrecer , foram muitas dietas e remédios e nada dava certo”, lembra.

Leia também: Apostando apenas em dieta para emagrecer, homem perde 26 kg em 4 meses

Percebendo que nada estava adiantando, o mineiro resolveu buscar outras alternativas e foi então que ele se deparou com a cirurgia bariátrica, que é baseada em técnicas que diminuem o estômago para a pessoa consiga reduzir seu peso. “O procedimento foi maravilhoso, perfeito, gratificante e realizador.”

A cirurgia bariátrica fez Leo entender que precisava mudar o estilo de vida para manter o peso que perdeu
Arquivo pessoal
A cirurgia bariátrica fez Leo entender que precisava mudar o estilo de vida para manter o peso que perdeu

No auge da obesidade, Leo, que tem 1,70 m de altura, pesava 121,5kg. Após a cirurgia, ele chegou a pesar 71 kg, mas consegui ganhar 7 kg de massa magra, provando que o peso da balança nem sempre diz se a pessoa está magra ou não. Todo esse processo de transformação durou dois anos e quatro meses.

“Fisicamente, eu realizei um sonho que eu achava que só seria possível de alcançar em outra vida (risos). Mas Deus resolveu me presentear com uma nova chance e eu agarrei essa oportunidade”, afirma. “O medo de falhar novamente me faz querer ser melhor todos os dias. Diariamente, quando acordo, agradeço por essa chance e eu me sinto mais vivo e forte para poder continuar em frente da melhor forma possível”, acrescenta.

Novo estilo de vida e dicas para quem quer emagrecer

Antes da cirurgia bariátrica, o mineiro tentou fazer diversas dietas e também tomou remédio para emagrecer
Arquivo pessoal
Antes da cirurgia bariátrica, o mineiro tentou fazer diversas dietas e também tomou remédio para emagrecer


Depois que conseguiu emagrecer, o rapaz finalmente abandonou o antigo estilo de vida . “Joguei fora todos os maus hábitos, não me sobrou nada. Tudo o que me fez mal nesses 38 anos, eu tirei fora da minha vida. A alimentação passou a ser regrada, eliminei o álcool, larguei o sedentarismo e até cortei relação com pessoas que não me faziam bem”, diz aos risos.

A dica que Leo dá para quem também quer emagrecer é se preocupar primeiro com a saúde e com a qualidade de vida. Ele acredita que, assim, o emagrecimento vem automaticamente e deixa de ser a meta principal, virando uma consequência boa e saudável.

Leia também: Como perder peso? Eletricista conta como emagreceu 60 kg em apenas 4 meses

“Eu me ‘agredi’ muito durante esses anos tentando emagrecer. Acabei com minha saúde física e emocional. Por isso, não importa se se você escolheu fazer dietas, mudar de hábitos alimentares, frequentar spa ou realizar a cirurgia bariátrica , o importante é não fazer o que eu fiz durante 28 anos, apostar em métodos de emagrecimento sem responsabilidade e comprometimento esperando um milagre”, finaliza Leo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.