Tamanho do texto

Um dos medicamentos conhecidos para fazer a barba crescer é o minoxidil. Lucca, estudante que usa o remédio, aprova o resultado. Veja mais detalhes sobre essa opção e outros procedimentos que ajudam a disfarçar falhas

Com o conceito de barbearia em alta, muitos homens passaram a desejar ter barba ou deixá-la cheia. Existem várias técnicas e medicamentos que prometem isso, mas será que eles realmente funcionam? O estudante universitário Lucca Ferreira, de 22 anos, por exemplo, sempre achou legal a ideia de ser barbudo, mas como essa não era a sua realidade ele resolveu ir atrás de métodos para saber como fazer a barba crescer.

Leia também: Homens chegam a gastar R$ 64 mil para ter barba cheia e sem falhas

Lucca Ferreira queria descobrir como fazer a barba crescer e, para isso, procurou uma dermatologista e usou minoxidil
Arquivo pessoal
Lucca Ferreira queria descobrir como fazer a barba crescer e, para isso, procurou uma dermatologista e usou minoxidil


“A falta da barba passou a virar um incômodo quando a maioria dos meus amigos da minha idade começou a ter e eu não, era bem estranho e a partir daí eu nunca sosseguei e comecei a procurar por técnicas de como fazer a barba crescer ”, comenta Lucca ao Deles .

O dermatologista Abdo Salomão Junior, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, diz que realmente tem notado que ter uma barba cheia , homogênea e sem foliculites passou a ser o desejo comum do homem moderno.

“Muitos homens até têm barba, mas com falhas e elas existem por uma causa genética, somente por isso. O que acontece é que, por meio da programação celular, algumas pessoas têm pelos em determinados pontos do rosto e em outros não e não tem explicação, é apenas genética”, diz o especialista.

No caso de Lucca, ele não tinha nada barba e, por isso, resolveu procurar ajuda. “Apesar de ser incômodo, eu acabava deixando isso para lá e fiquei esperando para ver se em algum momento os pelos iam crescia naturalmente. Em 2018, com 21 anos, cansei de esperar e acabei indo a uma dermatologista e ela que me passou um remédio baseado em minoxidil.”

Os medicamentos a base de minoxidil são os mais populares e indicados para quem quer ter ou encher a barba. O dermatologista explica que isso pode ajudar caso o pelo do homem seja mais fino, pois sua fórmula acelera o crescimento dos fios. Entretanto, Abdo deixa claro que quando não há pelo no local por uma questão genética, não é possível preencher essas falhas nem quimicamente, nem cirurgicamente.

Medicamento traz resultados satisfatórios 

Como fazer a barba crescer? Lucca descobriu uma forma e em poucos meses já conseguiu sentir uma grande diferença
Arquivo pessoal
Como fazer a barba crescer? Lucca descobriu uma forma e em poucos meses já conseguiu sentir uma grande diferença


No caso do estudante universitário, o produto funcionou muito bem. Ele conta que cerca de um mês após começar a aplicação, o resultado já foi ficando nítido. “Gostei muito do resultado, achei ótimo e não me arrependo”, garante.

A dúvida de muitos homens é se a barba continua crescendo quando se para de aplicar o medicamento. Lucca fala que como sempre quis ter barba, desde que ela cresceu, ele nunca raspou por completo. “Eu apenas tiro o volume quando acho que é necessário, mas ela acaba crescendo novamente em algumas semanas.”

Mesmo já possuindo a barba que tanto queria, o estudante universitário ainda aplica o produto, mas agora em áreas mais específicas que apresentam algumas falhas. “Creio que nas áreas onde a barba já cresceu o uso do produto não seja mais necessário”, fala.

Leia também: Conheça a micropigmentação capilar masculina: "Devolveu minha autoestima"

O medicamento ajuda no crescimento do pelo, mas quem não tem nada de barba precisa ter claro que o produto não vai garantir aquela barba estilo lenhador. “Quando os homens de rosto liso acabam usando medicamentos como o minoxidil o que acaba nascendo é uma pelugem (primeiros pelos que aparecem no rosto) e isso só vai virar pelo mesmo se o homem tiver uma disposição hormonal”, fala o dermatologista.

Para exemplificar, ele acrescenta que, quando uma mulher toma o hormônio da testosterona, pode acabar nascendo barba nela. Isso acontece porque a genética dessa mulher já tende a isso e a influencia hormonal apenas intensifica o processo.

“No caso do homem, os pelos deles já foram estimulados pela testosterona, então não adianta tomar hormônio para fazer o pelo crescer. Muitos homens tentam isso, mas não funciona.”

Como fazer a barba crescer sem o minoxidil?

Como fazer a barba crescer? A micropigmentação de barba não faz, mas dá a sensação que a barba é cheia
Divulgação
Como fazer a barba crescer? A micropigmentação de barba não faz, mas dá a sensação que a barba é cheia


Outros tratamentos que surgiram como alternativa para quem deseja ter barba são a micropigmentação de barba e o microimplante. Ambos são procedimentos estéticos que não fazem a barba crescer, mas dão a sensação de que o homem tem barba ou que ela não tem falha.

“Na minha opinião, os resultado desses tratamentos populares na atualidade não são bons, pois dá para perceber que algo foi feito no rosto, ou seja, não fica natural, o resultado é meio fake ”, opina Abdo.

O microimplante é igual ao procedimento capilar, no qual são tirados fios de uma região do corpo (geralmente acima da nuca) e implantado na barba. Ele pode ser feito em quem não possui nada de barba, mas o especialista deixa claro que os resultados são variados. “É um procedimento definitivo. Pode ser que fique ótimo, mas também pode não ficar bom. Na minha opinião, não fica perfeito, mas é muito promissor para quem quer ter barba e não tem.”

Na micropigmentação é usada uma tinta para preencher as falhas que o homem possui na barba. De perto é possível perceber que a região falhada não foi coberta com pelos, mas a certa distância essa técnica pode, sim, melhorar o visual da barba. Esse procedimento tem uma duração curta e fica na pele por cerca de 10 dias.

Leia também: Micropigmentação de sobrancelha e barba conquista homens; veja como é

Há muitas técnicas que buscam resolver o problema de  como fazer a barba crescer  e esse ainda é o sonho de muitos homens, mas se lembre que fazer com que cresçam pelos no rosto não é algo simples e requer cuidado. Como se trata da sua pele, sempre consulte um profissional antes de utilizar qualquer produto ou medicamento para não sofrer depois com os efeitos colaterais.