Tamanho do texto

Bruno Amador chegou a pesar 110 kg e, como não queria pisar em uma academia, procurou uma nova forma diferente de mudar seu estilo de vida

O publicitário Bruno de Oliveira Amador, de 34 anos, foi gordinho durante toda a infância e parte da adolescência. Incomodado com o corpo, aos 15 anos, ele resolveu entrar na academia para emagrecer e ganhar massa. Ele conseguiu se manter focado até os 30 anos, mas cansou dessa rotina de treino e acabou engordando. Depois de chegar a 110 kg, ele decidiu que era hora de mudar e descobriu uma nova forma de perder peso e definir o corpo com exercícios em casa.

Leia também: Emagrecer com saúde! Jovem perde 47kg em 15 meses e dá detalhes da dieta

Bruno Amador chegou a pesar 110 kg, mas conseguiu emagrecer e ganhar massa muscular com exercícios em casa
Arquivo pessoal
Bruno Amador chegou a pesar 110 kg, mas conseguiu emagrecer e ganhar massa muscular com exercícios em casa


Quando começou na academia, Bruno, que vive em São Paulo, tomou gosto pela musculação, mas depois de anos malhando para ganhar massa muscular, ele decidiu que era hora de dar um tempo. Nesse período, ele acabou perdendo o controle, deixou as atividades físicas totalmente de lado e passou a comer muito. “Em um ano e meio, passei de um porte atlético de 88 kg para uma pessoa com um grau de obesidade bem alto”, conta em entrevista ao Deles .

Cheguei num estágio que não acreditava que seria possível emagrecer de novo e ter um corpo legal

Como engordou, o publicitário começou a ouvir piadas de amigos e parentes, mas tentava levar isso na brincadeira.

“Por dentro, meu psicológico estava bastante abalado, principalmente porque cheguei num estágio que não acreditava que seria possível emagrecer de novo e ter um corpo legal. Sinceramente, eu me olhava no espelho e não acreditava como eu podia ter feito àquilo comigo mesmo, ficava frustrado e comia ainda mais.”

Fisicamente, ele também não se sentia bem, ficava cansado com facilidade, tinha dificuldade de caminhar até curtas distâncias e realizar atividades que gostava - pular corda e jogar futebol era coisas quase impossíveis. Sentido isso na pele, o paulista sabia que precisava mudar o estilo de vida, mas não queria volta para sua antiga rotina fitness.  

O publicitário estava desanimado e achava que não conseguiria perder peso e nem ganhar massa sem a academia
Arquivo pessoal
O publicitário estava desanimado e achava que não conseguiria perder peso e nem ganhar massa sem a academia

“Eu me sentia desanimado porque sabia que os resultados em uma academia seriam um pouco mais demorados, até porque isso precisa se alinhado com uma alimentação saudável e eu tinha pouco conhecimento sobre isso”, explica Bruno.

Ele até tentou voltar a malhar, mas ao notar que não conseguia mais treinar com a mesma carga e manter o mesmo ritmo de antes devido à falta de condicionamento físico acabou desistindo.

Nesse período, ele encontrou com um aplicativo para fazer exercícios em casa. “No início, o que mais me motivou no Freeletics foram os relatos que via no YouTube de alguns usuários do ‘app’. Além disso, vi que os treinos eram mais curtos, intensos e que eu poderia fazer em qualquer lugar, isso me agradou muito, pois já que estava bastante desgastado com o ambiente da academia e com o tempo que é preciso dedicar a isso”, afirma o paulista.

Leia também: Em 6 meses, homem perde peso e define o corpo com exercícios rápidos

O intuito inicial de Bruno era controlar a alimentação e treinar de três a quatro vezes por semana. Como já tinha algumas anilhas e barras em casa, ele resolveu alternar seus treinos – sendo um focado em perder de peso e outro em ganhar massa muscular. Como os exercícios são de alta intensidade, o publicitário não precisava treinar todos os dias e tinha de dois a três dias de descanso por semana.

Mudanças na dieta para emagrecer e ganhar massa

Para conseguir ter ganhos mais efetivos, Bruno apostou em uma dieta para eliminar gordura e ganhar massa
Arquivo pessoal
Para conseguir ter ganhos mais efetivos, Bruno apostou em uma dieta para eliminar gordura e ganhar massa


Outra mudança importante para esse processo de transformação foi na dieta – que era bastante desregrada. “Eu comia de tudo, principalmente besteiras. Após iniciar com o aplicativo, procurei mais informações sobre o assunto e tive muito apoio de alguns membros de grupos do WhatsApp que também utilizam o aplicativo”, relata.

Para emagrecer, o publicitário iniciou uma variação das dietas cetogênica e low carb aliado ao jejum intermitente de quatro a cinco vezes por semana. “Isso foi o que me ajudou a perder mais de 12 kg em três meses, por isso, continuei com essa redução de carboidrato por um longo período”, conta.

Vale ressaltar que tanto as dietas cetogênica e low carb quanto o jejum intermitente são métodos que dividem a opinião de especialistas. Muitos profissionais são contra a essa forma de emagrecimento, por isso, é sempre importante contar com um acompanhamento médico antes de tentar algo para perder peso e ganhar massa, pois o que pode servir para uma pessoa pode não funcionar para a outra.   

Para Bruno, essa combinação de exercícios de alta intensidade com uma alimentação com baixa quantidade de carboidrato funcionou, mas foi só por um tempo. “Como agora tenho uma rotina mais intensa de treinos, sou adepto de uma dieta flexível, procuro adaptar a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e outros nutrientes de acordo com meu nível de atividade física diária.”

Em meses, Bruno conseguiu emagrecer e ganhar massa usando um aplicativo com exercícios rápidos e dieta
Arquivo pessoal
Em meses, Bruno conseguiu emagrecer e ganhar massa usando um aplicativo com exercícios rápidos e dieta


O atual peso do paulista varia de 85 kg a 90 kg. Ao comparar isso com os 110kg de antes pode até parecer que a mudança foi pouca, mas essa é só uma prova de que o número da balança nem sempre deve ser considerado. No caso de Bruno, ele diminuiu o percentual de gordura e ganhou massa magra, por isso, é “pesado”, mas bem mais saudável agora.

“Depois de tudo isso, a principal mudança que sinto, certamente, foi na minha disposição diária e no meu condicionamento físico. Hoje, consigo praticar qualquer esporte e realizar qualquer atividade rotineira sem me cansar. Fora que a mudança do corpo eleva a autoestima”, comenta o publicitário que está satisfeito com seu corpo, mas acredita que ainda tem muito que evoluir.

Hoje, consigo praticar qualquer esporte e realizar qualquer atividade rotineira sem me cansar

“Eu atingi um nível físico que eu nunca imaginaria ter três anos atrás e a minha dica para quem está começando é: procure pensar fora da curva e fazer o que as outras pessoas pensam não ser possível. Se você perguntar para 10 pessoas, por exemplo, se elas acham que é possível emagrecer e ganhar massa utilizando um aplicativo e treinando 15 minutos por dia, nove vão dizer que ‘não’ e uma vai ficar na dúvida, mas saiba que é possível, sim.”

Bruno acredita que o segredo para se manter motivado e conseguir bons resultados é treinar com inteligência e conversar com pessoas obtiveram resultados concretos. Sabendo tudo o que passou por não ter um estilo de vida saudável desde criança, o publicitário, que espera seu primeiro filho, pretende criar seu herdeiro (ou herdeira) longe da obesidade.

Leia também: Homem perde 50 kg e muda hábitos após bariátrica: "Realizei um sonho"

“Com certeza eu tentarei ensinar ao máximo tudo o que aprendi ao meu filho, mostrarei meus erros e acertos e sempre vou incentivar o estilo de vida saudável. Se isso o fizer feliz, feliz eu estarei também”, finaliza o pai que conseguiu se reinventar para emagrecer e ganhar massa muscular.