Tamanho do texto

"Com o tempo comecei a enxergar que várias pessoas têm a mesma dificuldade, então decidi me abrir a fim de fazermos uma corrente para um ajudar o outro", afirma o jovem estudante de medicina Augusto Ruiiz

O estudante de medicina Augusto Ruiiz, de 22 anos, vive uma rotina puxada desde 2015, quando iniciou um curso preparatório para a faculdade. Focadíssimo nos estudos, ele acabou descuidando da alimentação e engordando 50 kg. Ao perceber o quanto isso estava fazendo mal para seu corpo, ele decidiu fazer uma reeducação alimentar e relatar esse processo nas redes sociais.

Leia também: Como emagrecer? Jovem perde 47kg em 15 meses e dá detalhes da dieta

Augusto Ruiiz resolveu apostar em uma reeducação alimentar para conseguir emagrecer com saúde
Reprodução/Instagram
Augusto Ruiiz resolveu apostar em uma reeducação alimentar para conseguir emagrecer com saúde


A rotina de estudos fez o jovem ganhar muito peso, mas ele lembra que sempre foi visto como a criança “gordinha” da turma. “Eu comecei a engordar depois dos sete anos por vários motivos. Acho que o principal deles foi a minha família, que sempre utilizou a comida como forma de comemoração e também para aliviar os momentos de ansiedade”, conta Augusto que agora segue firme na reeducação alimentar .

O estudante pesava na adolescência por volta de 73 kg e aos poucos viu seu peso chegar aos três dígitos. Hoje, ele pesa 117 kg, mas diz que o excesso de peso já o incomoda há anos. “Sempre fui uma criança tímida, com pouquíssimos amigos. Eu era o diferente na escola, principalmente no quesito composição corporal. Eu me sentia diferente e inferior diante de todos os meus amigos.”

Além da reeducação alimentar, Augusto também está praticando atividade física diariamente
Arquivo pessoal
Além da reeducação alimentar, Augusto também está praticando atividade física diariamente

A decisão de mudar o estilo de vida veio após Augusto começar a treinar na academia e perceber que sua capacidade cardiorrespiratória estava comprometida. Além disso, suas roupas não estavam cabendo mais, e isso foi deixando o jovem frustrado.

“Não estava conseguindo correr, algo que eu realmente gosto muito. Senti diminuição da libido e a pratica sexual acabava não sendo regular. Não estava conseguindo amarrar o tênis e sentia desconforto ao sentar na frente dos outros porque as cadeiras eram ‘pequenas’ (risos)”, comenta.

Leia também: Apostando apenas em dieta para emagrecer, homem perde 26 kg em 4 meses

Para mudar isso, o estudante de medicina está passando por uma reeducação alimentar e documentando todo o processo. “Estou buscando ser melhor todos os dias e vivendo um dia após o outro. Não estou focado na balança, mas, sim, no meu autocontrole. Outra mudança é que estou praticando atividades físicas diariamente”, afirma.

Reeducação alimentar ganha espaço no Instagram 


Quando começou o curso preparatório para medicina, Augusto passou a publicar dicas sobre o temido vestibular para o curso e se tornou popular no Instagram. Atualmente, ele possui mais de 334 mil seguidores e, considerando-se um influenciador digital, resolveu divulgar seu processo de emagrecimento no stories para incentivar outros jovens que lutam contra a balança.

“Com o tempo comecei a enxergar que várias pessoas têm a mesma dificuldade, então decidi me abrir a fim de fazermos uma corrente para um ajudar o outro. As causas da compulsão alimentar e, consequentemente, do ganho de peso, são multifatoriais, porém a grande maioria enxerga como uma falta de vontade da pessoa”, enfatiza.

O plano do jovem é emagrecer através da alimentação e da atividade física. Seu objetivo é voltar a correr com alta performance (há alguns anos, ele chegou a participar de uma meia maratona - corrida de 21 km) e deixar o corpo definido.

“A massa magra tem um papel de extrema relevância ao longo da vida, se tivermos uma boa quantidade de massa magra, teremos mais resistência nos músculos, algo vital até para coisas simples, como abrir uma lata de palmito.”

Leia também: Como ganhar massa? Homem fala como mudou o corpo com exercícios em casa

O influenciador digital pretende divulgar sua rotina por 90 dias e quer mostrar para as pessoas a mudança física que teve com a reeducação alimentar e os exercícios. O Deles vai acompanhar a evolução de Augusto para mostrar os resultados.

    Leia tudo sobre: Instagram