Tamanho do texto

“Ele está em um corpo que não funciona, mas mesmo que não seja capaz de andar, os livros fazem ele correr pelo mundo enquanto dorme”; veja detalhes

O pequeno Jackson Garwood foi diagnosticado com a rara e fatal doença de Krabbe quando tinha apenas nove meses. Os pais dele, Darren, de 37 anos, e Rebecca, de 34 anos, receberam a notícia de que o filho não viveria mais do que dois anos. Devastado pelo diagnóstico, o pai queria ter a certeza de que seu único filho não seria esquecido e, para isso, começou a escrever livros em que transforma Jackson em um super-herói.

Leia também: Pai faz anúncio em jornal buscando pretendentes para filhos

O pai transformou seu filho em super-herói após saber de sua doença
Reprodução BBC
O pai transformou seu filho em super-herói após saber de sua doença

Darren, que mora com a família na Inglaterra, enfatiza que foi muito difícil descobrir a doença do seu “ super-herói ”: “Nossas vidas afundaram quando Jackson foi diagnosticado, eu tentei anular tudo. Disseram para a gente que ele só deveria viver até os dois anos. Eu queria parar de pensar, eu queria dormir e nunca mais acordar, mas minha esposa, Rebecca, me fez perceber que tudo o que Jackson tem é a gente, e eu precisava estar lá”.

Segundo informações do portal britânico Metro , o casal passou a se perguntar se mesmo naquela condição o garotinho conseguia sonhar e foi quando o pai teve a ideia de escrever o “Jackson Superhero” (Jackson Super-Herói).

“Ele pode não ser capaz de fazer muitas coisas já que a condição afeta tudo, inclusive seu cérebro, mas posso ajudá-lo a sonhar escrevendo e lendo para ele”, afirma Darren.

Leia também: Pai fica devastado ao acordar com o filho de quatro semanas morto em seus braços

Em alguns dias, o pai escreveu várias histórias usando palavras com as quais Jackson está familiarizado. “Eu enviei os livros para as editoras em fevereiro do ano passado e foi publicado em outubro de 2018, fiquei emocionado quando vendi 4 mil cópias.”

Até o momento, o britânico escreveu 10 histórias de ‘Jackson Superhero’, sendo que a próxima história intitulada “A solução de Jackson para a poluição do mundo” está prevista para maio de 2019.

“Desde que os livros foram publicados, a coisa mais surpreendente é que há crianças que querem ser como Jackson agora”, comenta o pai com orgulho.

A superação do super-herói

Jackson Garwood tem uma doença rara e seu pai o transformou em super-herói
Reprodução/Twitter
Jackson Garwood tem uma doença rara e seu pai o transformou em super-herói

A condição de Jackson faz seu sistema nervoso degenerar e os sintomas incluem irritabilidade, asfixia, convulsões e perda de desenvolvimento e habilidades motoras. Também pode haver sinais de cegueira, paralisia, perda de peso e febres inexplicáveis. Mesmo com esse quadro assustador, o menino tem se mostrado um verdadeiro herói lutando para viver.

Jackson nasceu em 2014 e, para a surpresa de todos, já tem quase cinco anos. Ele parou de se desenvolver saudavelmente aos nove meses e, no hospital para o qual foi encaminhado, o caso dele foi o terceiro registrado nos últimos 25 anos. Desde o diagnóstico da doença , a mãe do menino só consegue trabalhar um dia por semana.

“Os médicos não sabem quanto tempo Jackson vai viver. Nenhuma criança chegou tão longe, mas nas minhas pesquisas, já ouvi falar de um menino que viveu oito anos”, diz o pai que quer que todos se lembrem do filho quando ele não estiver mais aqui.

“Criar os livros significa que, embora ele possa ter perdido o sorriso, posso fazê-lo feliz lendo para ele. Ele agora dorme bem, apesar das infecções no peito. Ele está em um corpo que não funciona, mas mesmo que não seja capaz de andar, os livros fazem ele correr pelo mundo enquanto dorme.”

Leia também: Pai fica "tóxico" durante quimioterapia e não pode nem beijar a esposa grávida

O casal deu uma irmã para Jackson, e Darren fala que quer que ela saiba como seu irmãozinho era. “Escrever estes livros e ler para ele transformou algo terrível em algo suportável. Isso faz você ver que, em última análise, a humanidade é boa. Esses livros nunca terminam, eles são seus possíveis sonhos e são nossa fuga. Tenho muitas outras histórias planejadas para o nosso super-herói ”, finaliza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.